top of page

Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves

Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

O E-book “ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES” registra momentos expressivos da história da Instituição. A semente plantada por Celeste Maria (do Amaral) Masera Lourenço germinou graças às Presidentes que a sucederam (Glory Mello Eichenberg, Sra. Alba Pires Ferreira e Ilda Maria Costa Brasil). O acadêmico, após a sua inclusão no quadro, assume o compromisso formal de honrar e preservar a Academia, considerando seus confrades como companheiros de uma mesma caminhada em prol da cultura, uma vez que “Não há poente para o sol da glória".

Academia de Letras Machado de Assis

Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

A ACADEMIA DE LETRAS MACHADO DE ASSIS é um espaço, cuja finalidade é congregar jovens escritores, a fim de promover encontros lítero-cultural e estudos sobre as artes literárias; incentivar e divulgar trabalhos dos jovens escritores num clima de respeito, companheirismo, comprometimento e amizade. Tem como Lema “A palavra nasce eterna; não sofre a morte, apenas se transforma, conforme as épocas e os momentos vivenciados.” (Manuela Silva Neves); e Slogan “Escrever é propor enigmas, encantar e problematizar o Eu, o Mundo, a Vida.” (Luciane Fernandes Rodrigues).

Entreluzes, chamas poéticas!

Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

Em “ENTRELUZES, CHAMAS POÉTICAS!", questiono a vida, o antes e o depois, fazendo alusões a valores espirituais e transcendentes, assim como da necessidade do sujeito lírico continuar registrando seus anseios e suas experiências. Vagueio entre uma paisagem concreta e um espaço emocional, através de palavras que traduzem uma viagem individual, um mergulho no próprio eu.

Majestosa Quinta

Maria da Glória jesus de oliveira

ornamento-dourado-png.png

O E-BOOK “MAJESTOSA QUINTA” contém várias Quintas, modalidade poética que tem como estrutura cinco versos: quatro de dois vocábulos e, o último, univocabular. O segundo rima com o último. Os versos são livres. A única rima é do segundo verso com o quinto.

bottom of page