top of page

Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves

Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

O E-book “ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES” registra momentos expressivos da história da Instituição. A semente plantada por Celeste Maria (do Amaral) Masera Lourenço germinou graças às Presidentes que a sucederam (Glory Mello Eichenberg, Sra. Alba Pires Ferreira e Ilda Maria Costa Brasil). O acadêmico, após a sua inclusão no quadro, assume o compromisso formal de honrar e preservar a Academia, considerando seus confrades como companheiros de uma mesma caminhada em prol da cultura, uma vez que “Não há poente para o sol da glória".

Academia de Letras Machado de Assis

Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

A ACADEMIA DE LETRAS MACHADO DE ASSIS é um espaço, cuja finalidade é congregar jovens escritores, a fim de promover encontros lítero-cultural e estudos sobre as artes literárias; incentivar e divulgar trabalhos dos jovens escritores num clima de respeito, companheirismo, comprometimento e amizade. Tem como Lema “A palavra nasce eterna; não sofre a morte, apenas se transforma, conforme as épocas e os momentos vivenciados.” (Manuela Silva Neves); e Slogan “Escrever é propor enigmas, encantar e problematizar o Eu, o Mundo, a Vida.” (Luciane Fernandes Rodrigues).

Entreluzes, chamas poéticas!
Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

Em “ENTRELUZES, CHAMAS POÉTICAS!", questiono a vida, o antes e o depois, fazendo alusões a valores espirituais e transcendentes, assim como da necessidade do sujeito lírico continuar registrando seus anseios e suas experiências. Vagueio entre uma paisagem concreta e um espaço emocional, através de palavras que traduzem uma viagem individual, um mergulho no próprio eu.

ornamento-dourado-png.png

Reencontro da Essência!
Ilda Maria Costa Brasil

A Novela Interativa “O Reencontro da Essência” é um trabalho realizado pelo 1º Ano do EM, que lhes propiciou lidar com as adversidades da vida, permitindo-lhes unir realidade e ficção. A cada capítulo, pedíamos a opinião de especialistas na área, a fim de nos assegurarmos que estávamos no caminho certo e que as informações colocadas pelos prosadores participantes eram relevantes e coesas. A escrita da novela, sem dúvida, foi um aventurar-se pelo universo da fantasia e do mágico sobre diferentes contextos que compõem a realidade em que estamos inseridos. Os autores demonstraram intensa sensibilidade literária ao fazerem os seus capítulos. A parceria entre eles foi excelente, singular!

Fim de Um Sonho!
Ilda Maria Costa Brasil

ornamento-dourado-png.png

“FIM DE UM SONHO” criou várias situações de aprendizagem e incentivo aos jovens prosadores, em razão da funcionalidade. A escrita interativa foi como aderir a um jogo, tipo puzzle, em que se vai compondo as peças combinatórias. Impulsionou e estimulou a criatividade dos interagentes em cooperação, criando uma cadeia mental, que se articula, gerando esquemas imprevisíveis de continuidade ao roteiro inicial, conduzindo, quase sempre, a um desfecho inesperado.

ornamento-dourado-png.png

Retrato de prosadores e Poetas!
Ilda Maria Costa Brasil

Em “Retrato de prosadores e poetas”, brindo os leitores com trabalhos de nove alunos - autores jovens que exploram novas modalidades literárias quanto à composição, à estrutura e ao estilo, por imagens e palavras, em que emoções, sentimentos e cidadania são exibidos com beleza e encanto. Alguns textos e poemas não só celebram aspectos alegres e positivos como também deixam transpassar intensa sensibilidade quanto aos tristes e aos negativos, fazendo realidade e fantasia entrecruzarem-se a todo instante, requerendo uma leitura pausada, pausas que contribuem para o processo de construção dos seus significados. Em “Retrato de prosadores e poetas”, os autores eternizam talento literário. As temáticas exploradas, da primeira a última página, são impregnadas de conhecimento e de magia, despertando inusitadas emoções. As palavras são símbolos e imagens que revelam um pouco de cada um. Em poemas e prosas, além da sensibilidade artística, demonstram doçura e fraternidade nos gestos e nas ações, fatores responsáveis pela leveza e suavidade dos seus escritos.

bottom of page