top of page

PARA SEMPRE ACADÊMICOS

Aqui repousam, em palavras e memória, os nomes que ecoam mesmo depois da partida.

São eles, os que caminharam por estas salas, os que fizeram da literatura um gesto vivo, um legado plantado com letras. Não se foram. Estão entre as páginas, entre os encontros, entre as histórias que ainda contamos.

Cada um deixou uma semente. E essa casa, que é feita de livros e lembranças, segue regando com amor o que eles deixaram.

Como presidente, mas também como mulher que aprendeu com cada um deles, escrevo estas palavras com o coração inclinado em respeito. Que estas linhas sejam abrigo, que estas homenagens sejam presença.

Porque nesta Academia…
ninguém parte por completo.

Com saudade e gratidão,
Ilda Maria Costa Brasil
Presidente da Academia

Design sem nome_edited_edited.png
ornamento-dourado-png.png
ornamento-dourado-png.png

ANTECESSORES DOS MEMBROS EFETIVOS E CORRESPONDENTES DA

ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES

Lema: “Não há POENTE para o SOL da GLÓRIA”. 

CADEIRA Nº 01
PATRONO: ANTÔNIO FREDERICO DE CASTRO ALVES *14.03.1847, Muritiba/BA +06.07.1871, Salvador/BA.


1ª OCUPANTE: CELESTE MARIA MASERA LOURENÇO nasceu em 17 de março de 1929 e faleceu em 07 de junho de 1998, em Porto Alegre/RS. Filha de Paquita de Amaral Masera e Álvaro Sérgio Masera, advogado, jornalista e poeta gaúcho. Nascida cinco meses após o falecimento de seu pai, teve uma infância enfaixada de luto, sendo esta, talvez, um dos motivos da tristeza de seus versos. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Protásio Alves. Aos oito anos, fez seus primeiros versos. Concluiu o Ginásio no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, obtendo a Medalha Honra ao Mérito pela excelente conduta e aplicação. Foi considerada a melhor aluna de latim de sua turma, escreveu um livro para principiantes, intitulado “Latim ao Alcance de Todos”. Tirou os primeiros anos de Curso Clássico no Colégio Júlio de Castilhos, sendo que o segundo ano fez à noite, pois lecionava à tarde no Curso Ginasial Tiradentes, sendo que, anos mais tarde, substituí o Prof. José Grazziani, na cadeira de Latim, no curso noturno. Aos quinze anos, foi convidada pelas poetisas Aurora Nunes Wagner e Aura Pereira Lemos para ingressar, assim que atingisse a maior idade, a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, para qual escolheu, como Patrono de sua cadeira, a poetisa Auta de Souza. Em 1956, lançou seu primeiro livro “Voz do coração”, prefaciado pelo Dr. Valdemar de Vasconcellos, que foi traduzido em vários idiomas. Em 1957, publicou “Tristezas”, em prosa e verso, em homenagem a uma familiar vítima de acidente de rua. Em 1958, passou a ser conhecida no Brasil e no exterior como a “Poetisa do Coração”; fundou o Grêmio Literário Castro Alves e o Jornal “Voz do Sul”, que circulou em vários estados do Brasil. Em 20 de novembro de 1966, fundou a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves e o Clube Infanto-Juvenil Erico Verissimo, em Porto Alegre/RS. Na ocasião, teve como colaboradores: Vitalina Rangel do Amaral, Dora Conrad, Maria Carracedo Pampim, Virgínia Michelin, Cezarina Barreto Ayres e José Cezar Barreto Ayres, que, juntos, muitas horas abdicaram dos lazeres familiares e com amigos em prol da Organização da Academia. Orgulhava-se por ter a Castro Alves, nascido na década de 60, época da explosão da Música Popular Brasileira, tendo 1965, marcado o início dos grandes festivais da música brasileira, promovidos em São Paulo e, que, gradativamente, aos outros estados. Em 1966, a literatura empenhou-se em retomar o seu espaço. Celeste Maria Masera Lourenço e outros idealistas culturais ao criarem Entidades Literárias e Culturais, objetivavam a propagação das artes.


2º OCUPANTE: JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA nasceu em 30 de junho de 1920, Rodelas/BA; e faleceu em 22 de janeiro de 2016, Rodelas/BA. Serviu ao Exército Nacional entre 1940 e 1944, tendo aí realizado o curso de formação de graduados - sargento. Servidor público aposentado, foi prefeito de sua cidade natal no período de 1967 a 1971, e em seguida foi vereador. Na área literária foi membro de diversas instituições culturais, como ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a União Brasileira de Trovadores (UBT) - Salvador, a Casa do Poeta Brasileiro em Salvador e, como correspondente, da Academia Rio-grandense de Letras, da Academia Petropolitana de Letras, da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni e da Casa do Poeta Rio-grandense. Por intermédio do amigo Eunápio conheceu a escritora de Alagoinhas, Maria Feijó, que na época era bibliotecária no Rio de Janeiro, e teve a oportunidade de ler os originais que deram origem ao primeiro livro da escritora alagoinhense, Bahia de Todos os Meus Sonhos, tendo ficado responsável também por negociar a edição com a Gráfica Nossa Senhora do Loreto. Publicou: Safiras e Outros Poemas (poesia lírica); Sonhos de João (poesia lírica); Brados do Sertão (1963) (na então Imprensa Oficial da Bahia) (poesia épico-social); Sonetos de Amor e Passatempo; Rio Grande do Sul (poesia vária); Luiz Rogério de Sousa - Educador Emérito (resumo biográfico e coroa de sonetilhos); Cacimba Seca (romance); Terra Inundada (romance); Grilagem (romance); Aquele Homem (romance); Rodelas – Curraleiros; Índios e Missionários (história da colonização na região das corredeiras do Rio São Francisco); Sertão, Luz e Luzerna (contos); Cantigas de Fuga ao Tédio (poesia lírica); Memórias de Pedro Malaca (romance).


3ª OCUPANTE: DAIZI ENEIDA VALLIER *08.01.1945, Rio Grande/RS.

CADEIRA Nº 02
PATRONO: ERICO VERISSIMO *17.12.1905, Cruz Alta/RS +28.11.1975, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: CEZARINA BARRETO AYRES nasceu em 08 de fevereiro de 1925, em São Francisco dos Casais/RS; e faleceu em 31 de março de 1981, em Porto Alegre/RS. Teve trabalhos publicados em Jornais da Região de sua Cidade Natal e da Capital Gaúcha, assim como em Coletâneas e Antologias Cooperativadas. Em suas produções ora usa de recursos objetivos, ora de vivências, revelando-se uma escritora que amava as palavras e o mundo. Seu amor pela Leitura e pela Literatura sempre ecoou em seu ser, desde os tempos em que ainda era uma menininha. Flutuava entre o poema e a prosa. Em inúmeros momentos, destacou a subjetividade como um aspecto lírico especial e, em outros, o leitor é levado a uma análise reflexiva profunda. Sem dúvida, as suas criações transmitiam expressiva qualidade onde sua singularidade era revelada ao decorrer do texto, o que lhe assegura espaço peculiar no cenário literário. A leitura de sua obra possibilita uma caminhada por espaços reais e imaginários. Na prosa, às vezes, expressava uma atitude reflexiva e melancólica sobre temas de caráter social, revalorizando o dia a dia e o mundo interior do ser humano.


2º OCUPANTE: JOSÉ MOREIRA DA SILVA nasceu em Pau d’Alho, Pernambuco, em 24 de junho de 1927; e faleceu em 01 de abril de 2020, em Porto Alegre/RS. Era Oficial do Exército Brasileiro, na reserva. Advogado. Ativista cultural. Cronista. Poeta. Ensaísta. Crítico literário. Ativo mestre maçom. Chegou ao Rio Grande do Sul no final da década de 50. Aqui estudou e constituiu família. Filósofo por consciência espiritual e humanista por vocação; é um dos maiores estimuladores do associativismo literário, no Estado. Quase octogenário, tem extraordinário afinco intelectual e invejável capacidade de trabalho no ativismo cultural. “Está sempre pronto pra pôr o pé na estrada a fim de cumprir tarefas de toda a ordem”, diz o seu parceiro de ideais, Joaquim Moncks. Publicou “PAIXÃO - FRUTO MADURO - INFINITO”, Poesia. Porto Alegre/RS: Edicom, 1999 e “FILIGRAMAS DE AMOR”, Poesia. Porto Alegre/RS: Edições Caravela, 2006. Idealizador e presidente da Academia literária Gaúcha - ALGA, desde a sua fundação, em 1994, titular da cadeira nº 1, patronímico de Alceu Wamosy. Pertence ao quadro social das seguintes entidades: Grêmio Literário Casto Alves; Sociedade Partenon Literário; União Brasileira de Escritores - UBE/RS (Conselho Fiscal); Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB/ RS (Conselho Consultivo); Casa do Poeta Rio-grandense (Presidência do Conselho Deliberativo há quatro mandatos). Integra, desde agosto de 2003, o Conselho Editorial do Suplemento literário OEFICINARIUM, publicado no RS LETRAS. Escreve na revista CAOSÓTICA, desde o seu primeiro número, março – 2005. Pertence à Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, titular da cadeira patronímica de Erico Veríssimo, a partir de 2002. Vice-presidente do Instituto Cultural Português - ICP, a partir de 2006. É colaborador de inúmeros jornais e revistas. Participou de inúmeras antologias e coletâneas. 

3ª OCUPANTE: LORENA DE SOUZA FONTOURA *12.04.1963, Porto Alegre/RS. 

CADEIRA Nº 03
PATRONO:   MANOELITO   GUGLIELMI   DE   ORNELLAS *17.02.1903, Itaqui/RS +08.07.1969, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: ERCILIA AVELAR MAGALHÃES (COMPOSITORA DO HINO) nasceu em Porto Alegre/RS, no dia 30 de maio de 1894; e faleceu em 22 de março de 1995, em Porto Alegre/RS. Filha de João Pinto de Avellar e de Rosalina Pelaes de Avellar. Foi casada com um oficial da Brigada Militar, o Tenente Carlos Teixeira de Magalhães. Com sete anos começou a compor versos, fazendo das palavras a sua vida interior e o seu segredo mais íntimo, usando-as com singularidade e maestria. Aos 72 anos, foi eleita a Vovó dos Poetas e dos Artistas; título que ostentou com orgulho e gratidão. Iniciou-se como educadora, em Triunfo. Anos depois, criou, em Porto Alegre, um curso de Alfabetização, no Bairro Medianeira, onde lecionou por dez anos, sem ser remunerada, o que não a impediu de realizar um trabalho regado de amor e de dedicação. Entre os prêmios conquistados, dois a fizeram sentir-se extremamente valorizada e feliz: o 3º Lugar num Concurso promovido pela Academia Feminina do Rio Grande do Sul e o 2º Lugar num Concurso promovido pela nossa Academia. Em 1982, escreveu a letra do Hino da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, fundada pela poetisa Celeste Maria Masera Lourenço, que foi musicado por Lila Quadros. Em 1986, recebeu, no Dia dos Avós, uma Homenagem na Câmara Municipal de Porto Alegre. Em 1993, teve uma poesia sua “Castro Alves”, ilustrada pelo ator e cineasta David Camargo durante uma Exposição de Poesias Ilustradas, promovida pelo Grêmio Literário Castro Alves de Porto Alegre. Em 1968, publicou o seu primeiro livro “Vibrações Esparsas” e, em 1969, “Onze Chaves de Ouro”, sonetos, ambos pela Editora Champagnat, de Porto Alegre; em 1976, lançou “Luminares”, acrósticos, pela Gráfica Apolo, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre; em 1978, “Poetas do Brasil” – 4º Volume, organizado por Aparício Fernandes, no Rio de Janeiro e, em 1991, publicou sua última obra “Gaúchos”. Integrou inúmeras entidades culturais no Rio Grande do Sul, entre elas a CAPORI – Casa do Poeta Rio-Grandense; Grêmio Literário Castro Alves; Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira Nº 23, Patrono Manoelito D’Ornellas; AEDI do Uruguay - Asociación de Escritores del Interior del Uruguay e Centro Cultural, Literário e Artístico de “O Jornal de Filgueiras”, de Portugal, hoje, chamado de Centro Cultural, Literário e Artístico da “Gazeta de Filgueiras”, de Portugal do qual era acadêmica. Com 101 anos, escrevia com o mesmo entusiasmo da juventude. Sua vida foi a ilustração do seu ideal poético.


2º OCUPANTE: ALBERTO DE LOS SANTOS nasceu em 23 de dezembro de 1924, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 27 de agosto de 2005, em Porto Alegre/RS. Filho de Cármelo de los Santos (uruguaio) e de Josefina Mottini de los Santos (italiana). Foi Ator e Diretor de Teatro, formado em Letras Clássicas pela UFRGS. Para a Sociedade Partenon Literário, emprestou o seu nome para as atividades teatrais a que sempre esteve ligado: Departamento de Teatro Alberto de Los Santos – DTAS. Era o sócio n° 0080 da Sociedade Partenon Literário, através de proposta assinada, em 01 de janeiro de 2003, apresentado pelo Presidente Serafim de Lima Filho e autor do Soneto Laudatório ao Partenon Literário, publicado na Coletânea N° 4 - 2003, na Edição Comemorativa aos 135 anos da “Sociedade Parthenon Litterario” - O Regionalismo no Partenon Literário - 126 pp. Coletâneas e Antologias Cooperativadas. Era divorciado e residiu, nos seus últimos anos de vida, na Rua Riachuelo, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. (Por Nadir Silveira Dias)


3º OCUPANTE: ABIDAL JOSÉ CAFRUNI nasceu em 18 de fevereiro de 1943, em Porto Alegre/RS, Policial Militar da Reserva da Brigada Militar/RS, Artista Plástico (escultura e restauração), poeta épico e dramático; escritor. Participações: Antologia organizada pela Ordem da Confraria dos Poetas - Brasil, através da Shan Editores, sob título: À Eterna Alexandria - Poesia Contemporânea Brasileira/2003. Antologia Gente da Casa - 39 Anos da Casa do Poeta Rio-grandense. Olimpíada Cultural - Amigo das Letras, São Paulo - 500 Anos da Língua portuguesa no Brasil. Diversos concursos, entre eles, os da Secretaria e Cultura de Porto Alegre e de outros estados. Laureado na III Feira literária - Série 2002 - Shan Editores. Premiado com 1º lugar na 8ª imagem para Ouintana - Casa do Poeta Rio-grandense - CAPORI/2002 e 2º lugar na IX Imagens de Ouintana - CAPORI/2003, bem como premiado em 2004, na mesma Casa. 

 

4ª OCUPANTE: MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA *15.08.1943, Laguna/SC.


CADEIRA Nº 04
PATRONO: ALCEU WAMOSY *14.02.1895, Uruguaiana/RS + 13.09.1923, Livramento/RS.


1ª OCUPANTE: ARLETTE ALVES DO SACRAMENTO nasceu em 04 de janeiro de 1929, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 10 de agosto de 2012, em Porto Alegre/RS. Suas produções como um todo, despertavam encanto, sensibilidade, fantasia e misticismo, pois a forma como tratava emoções e sentimentos era fascinante. As palavras transformavam-se em ícones místicos e sensoriais, passíveis de serem evocados e sugeridos por meio de harmonias entre luzes, sons, perfumes e cores. Foi detentora de inúmeros prêmios literários regionais e nacionais; colaboradora de Jornais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Teve participações em diversas Coletâneas e Antologias Cooperativadas. Nas suas poesias, contos e crônicas usava palavras de grande poder de sugestão, induzindo o leitor a buscar, nas entrelinhas, a sua mensagem, tornando suas produções, emocionais e ardentes, como se o próprio coração fosse diluído em seus versos, valorizando as sensações e as imagens do indefinível e à evocação de sentimentos e emoções.


2º OCUPANTE: MILTON JOSÉ PANTALEÃO nasceu em 20 de dezembro de 1947, em Porto Alegre; e faleceu em 28 de novembro de 2017. Cursou o Fundamental no Colégio São João Batista. No Colégio Rosário formou-se como Técnico em Contabilidade. Na PUC-RS graduou-se em Ciências Políticas e Econômicas. Aos 15 anos de idade, começou a trabalhar no escritório de uma indústria química. Antes, as atividades empresariais geraram necessidades de produção literária em que o Milton teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escritor como coautor de livros técnicos, voltados à sua profissão. Suas publicações deram base para uma nova atividade: a de professor de cursos profissionais em instituições de ensino técnico. Publicou “Meus Amores, Odeio Vocês” (2004), lançando um estilo próprio de escrever e caracterizar seus personagens. Após, brindou a todos com o “O Preço Amargo do Ciúme”, (2006) marcando definitivamente seu estilo literário. No momento, estamos todos no aguardo da produção que está no forno, em processo de produção, já titulado como “Fragmentos de Volúpia”. Publicou diversos artigos na Revista do Conselho Regional de Contabilidade – RS e foi, durante dois anos, colunista de Economia do semanário “Folha Regional” de Cachoeirinha/RS. Foi trazido para os movimentos literários pela escritora e amiga Joyce Krischke, passando a participar de entidades como Associação Gaúcha de Escritores Independentes, Poetas del Mundo, Casa do Poeta Rio-grandense, Associação Gaúcha de Escritores, CAPPAZ, ALPAS XXI e finalmente a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. Em algumas delas participa da Diretoria. Membro Efetivo da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira Nº 04, Patrono Alceu de Freitas Wamosy.


3ª OCUPANTE: SONIA MARIA DÜRCHNABEL ATHAYDE *05.08.1948, Porto Alegre/RS.

CADEIRA Nº 05
PATRONO: ROQUE CALLAGE *15.12.1888, Santa Maria/RS +23.05.1985, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: HERONITA MUSSOI ROSSETO foi prosadora e poetisa. Grande parte de seus poemas exploravam os elementos da natureza e a essência da mulher; outros indicavam uma visão mística da realidade, transpassando ao leitor que vivenciara experiências únicas e envolventes. Exibia linguagem simples e musicalidade nas palavras, permitindo um mergulhar em sensações e imagens majestosas. Suas produções eram subjetivas e exploravam temas universais. Teve trabalhos publicados em Jornais da Região Serrana e Central do Rio Grande do Sul, assim como em Coletâneas e Antologias Cooperativadas. A cada criação revelava-se como amante das palavras e do mundo. Suas crônicas ora eram líricas, perspicazes e concisas, ora oníricas, impressionistas, humoristas e irônicas; os poemas, oriundos dos estados de alma e pela ocasião que os escrevia. Participou de Coletâneas e Antologias Cooperativadas.


2ª OCUPANTE: ALBA PIRES FERREIRA nasceu em Porto Alegre/RS, em 15 de novembro de 1933 e faleceu em 28 de setembro de 2019. É graduada em História, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, de Porto Alegre/RS. Atuou no Magistério Público Estadual, por muitos anos, na sala de aula e, mais tarde, no Departamento Administrativo da Secretária de Educação, aposentando-se em 1996. É Presidente do Conselho da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI; Sócia Fundadora e Vice-Presidente da Associação Artística, Literária e Multiprofissional “A Palavra do Século XXI”, de Cruz Alta/RS - ALPAS XXI, de Cruz Alta/RS; Presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, ocupando a Cadeira 05, de Roque Callage; Membro Efetivo da Academia Literária Gaúcha - ALGA, de Porto Alegre/RS e da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores – AVSPE, do Balneário Camboriú/SC; Membro Correspondente da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, do Rio de Janeiro/RJ. Há alguns anos coordenou a Equipe de Jurados da ALPAS XXI e foi Jurada dos Açorianos de Literatura, assim como de inúmeros Concursos literários promovidos pela CAPORI. Participa de várias Antologias e Coletâneas Literárias Nacionais e Internacionais. Publicou, em 2000, o seu primeiro livro de poesia “Sonata”, pela Editora Alcance, de Porto Alegre/RS, e, em 2009, “Outras Luas”, pela Editora Alcance, de Porto Alegre/RS; “Orquídeas no asfalto” e “Solidão Urbana”, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro, RJ. Em 2002, foi a Escritora Homenageada, pela ALPAS XXI, na Coletânea Entrelinhas. É Parecerista das obras literárias: “Estalidos”, “Desafios”, “Eros e outros temas”, “Refúgio das Ventanias”, “Palavras de Abril”, “Deslizes” e “Vitórias”, organizadas por Rozelia Scheifler Rasia, Presidente da Associação Artística a Palavra do Século XXI, Cruz Alta/RS; “Palavra, A Linguagem da Vida”, organizado por Ilda Maria Costa Brasil; “Mundo de Contos de Fadas, Encanta Crônicas e Poesias”, de Victória Falavigna; tal qual dos E-Books “Sinfonia das Palavras” e “A Palavra do Século XXI”, Edição e Composição Sonia Orsiolli, de Sorocaba/SP, hospedado no Site Teia de Amigos. Prefaciadora dos livros: “Poesia, Uma Força Singular!", de Ilda Maria Costa Brasil, e “Um Turbilhão de Sentimentos”, de Lenir Moura. Verbete da 2ª Edição do Dicionário de Mulheres, da Historiadora Hilda Agnes Hübner Flores, de Porto Alegre/RS. Em 2010, recebeu Diploma e “Médaille D’Argent", da Societe Academique d’Education et d’Encouragement, de Paris/França; 2011, o Prêmio Cultura, Literatura, Artes e Ciências “Condorcet Aranha”, da Associação Artística, Literária e Multiprofissional, de Cruz Alta/RS; 2011, o Prêmio Cultura, Literatura, Artes e Ciências “Condorcet Aranha”, da Associação Artística, Literária e Multiprofissional, de Cruz Alta/RS; 2013, abril, Troféu Cecília Meireles – Mulheres Notáveis, em Itabira/MG; setembro, Diploma, Medalha e Pin da Representação Distrital do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais do Rio Grande do Sul (RD-InBrasCI-RS). Alba Pires Ferreira, ao longo de sua trajetória literária, conquistou inúmeros prêmios e destacou-se como ativista cultural singular. Alba Pires Ferreira, pelo relevante trabalho realizado durante Gestão 2008-2012, na Presidência da Academia de Letras, Ciências e Letras Castro Alves, em Sessão Solene, de 27 de março de 2015, foi nomeada Presidente de Honra da referida Academia.


3ª OCUPANTE: PATRICIA RODRIGUES WITT *30.06.1985, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 06
PATRONESSE: NATÉRCIA CUNHA VELOSO *24.01.1892, São Gabriel/RS +09.04.1975, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: GLORY MELLO EICHENBERG nasceu em Porto Alegre, em 09 de fevereiro de 1931 e faleceu em 22 de abril de 2008. Professora e Técnica em Contabilidade. Secretária Taquigrafa. Começou a escrever aos nove anos de idade, quando faleceu sua mãe. Foi Ativista Cultural e, ao longo de sua caminhada literária, conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Presidiu à Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves desde 1977, com muito amor e dedicação. Em suas produções, por vezes, apresentava uma sensibilidade fraterna e solidária, que polia através de seu lirismo, de sua subjetividade e de seu intimismo; por outras, transitava pela forma que mais se adequava ao espírito das emoções que desejava transpassar ou expor. Em suas poesias, explorava diversos temas com pertinência e sabedoria. Era fruto de emoções, como o amor, o respeito, a fraternidade e a alegria. Ora lírica, subjetiva, articulada; ora objetiva, experimental, formalista transpassando-nos uma forte ligação com as tendências que se formaram na segunda metade do século XX. Sua linguagem era envolvente, encantadora, dinâmica, concisa e agradabilíssima o que a torna singular. Ao longo desses trinta e um anos que foi Presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, transmitiu serenidade, afeto e carinho, penetrando em todos os corações com humildade e otimismo. Fez da literatura, o registro de suas emoções e de seus sentimentos enriquecidos por símbolos, imagens e recursos linguísticos, onde o imaginário e a realidade interligavam valores e comportamentos através da palavra escrita e falada, pautando os valores lícitos e adequados pelos quais o desenvolvimento literário e intelectual se constitui, tendo como referência: o refinamento lírico de Celeste Maria Masera Lourenço; o canto humanitário de Castro Alves; a hombridade de Ercília Avellar de Magalhães; o sensorialismo de Natércia Cunha Veloso; a originalidade de Vinicius de Moraes e o anticonvencionalismo de Mario Quintana.


2ª OCUPANTE: SÔNIA EICHENBERG CAMPELLO *30.03.1952, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 07
PATRONO: ALCIDES MAYA *15.10.1878, São Gabriel/RS +02.10.1944, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: JULIETA TRÍPOLI DE FREITAS nasceu em 17 de março de 1905, em Caçapava do Sul/RS, e faleceu em 28 de janeiro de 1988, em Caçapava do Sul/RS. Professora e poetisa. Participou da Antologia Poética do Grêmio Castro Alves. Publicou: O aniversário de Lilei (teatro infantil); Gaivota (poesias), 1976; O gatinho felpudo (literatura infantil); O livro da família (poesias); Espaço neutro (poesias, V Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira), 1991. A Poetisa escreveu as páginas de sua história com sensibilidade, inteligência, dedicação e profissionalismo ímpares. Seu ser e agir demonstrava paixão pelo trabalho que realizava em prol da Literatura e da Educação e exalava a vontade de fazer e de construir com maestria, magnitude, adequação e coerência valores e princípios que pautavam e pautam as formas lícitas, pelas quais o desenvolvimento intelectual e literário se constitui. Foi membro da Sociedade Partenon Literário.


2ª OCUPANTE: MARIA DA GRAÇA DE FARIA nasceu em São Gabriel, RS, em 21 de outubro de 1952, em São Gabriel/RS. Advogada, poetisa e cronista. Filha do advogado Carlos Gonçalves da Cunha e de Sônia de Faria Cunha. Cursou Direito na Faculdade Ritter dos Reis, canoas, 1976. É assistente judiciária na Procuradoria Geral do RS, em Porto alegre/RS. Fundou a primeira Agência de Empregos de São Gabriel, onde é secretária da Associação Cultural Alcides Maya. Obteve 1º lugar em declamação em são Gabriel; Troféu de Bronze em concurso de Redação em São Gabriel, 1969. Foi cronista social de “O Imparcial” e “O Jornal de São Gabriel”. Participou em 1º Prêmio Missões, 1998, Roque Gonzales, RS. Publicou: Nossa gente e Luz nas sombras, ambos 1996 (com o pai).


3ª OCUPANTE: DANIELA SILVA DE CAMARGO *21.12.1983, São Sepé/RS.


CADEIRA Nº 08
PATRONO: ANTÔNIO CARLOS GOMES *11.07.1836, Campinas/SP +16.09.1896, Belém/PA.


1ª OCUPANTE: ELVIRA CARDOSO PINHEIRO foi poetisa. Em alguns poemas, usava de imagens sensoriais de um jeito envolvente e otimista; noutros, exibia um tom de ironia e de desencanto, repletos de sombras e luares, revelando dor e amargura. Por vezes, transmitia sensações complexas, provocadas pela musicalidade dos versos e pelo emprego de sinestesias a ponto de se aproximarem da estética do Simbolismo. A sua poética tem como base experiências e o cotidiano, em que lançava um olhar agudo e sensível sobre a paisagem que povoava seus versos, isto é, momentos e fatos com incertezas, fragmentações e simultaneidades. Teve trabalhos publicados em Jornais de Porto Alegre/RS, assim como em Coletâneas e Antologias Cooperativadas Nacionais e Internacionais. A afetividade, o amor e a simplicidade ocupavam as páginas da sua história pessoal. Acreditava que o mundo estava nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e de definir com clareza as suas metas.


2º OCUPANTE: ARTHUR DE MATTOS SALDANHA nasceu em Porto Alegre/RS, em 30 de julho de 1930 e teve primeiro contato com a psicologia foi no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, durante as aulas de filosofia. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, bacharelando-se em 1953, e licenciando-se em 1954. Terminado o curso, foi convidado por Nilo Maciel para fazer estágio de psicologia na Carris, onde trabalhou com seleção de pessoal, especialmente na escolha dos motoristas, já que os bondes estavam sendo trocados por ônibus. Trabalhou também no Departamento de Psicologia da Universidade, setor de seleção de pessoal e de atendimento clínico para alunos, funcionários e seus dependentes. Nilo Maciel o convidou para ser seu professor assistente, em 1956. Saldanha criou a disciplina de Psicologia da Expressão Artística, ministrada principalmente para os cursos de Letras e Comunicação. Iniciou também a disciplina de Psicologia Experimental, embora ainda em plano teórico, já que não dispunha de laboratório ou equipamento necessário. Foi o primeiro presidente da Sociedade de Psicologia, na sua fundação efetiva. Sociedade esta que na verdade fazia todo tipo de atividade a serviço dos psicólogos, já que ainda não havia nem sindicato nem conselho regional. Embora tenha estudado muito a psicanálise, sempre teve muitas restrições a essa linha. Guiou-se pelas linhas humanistas, uma vez que sempre se interessou pela psicologia "como indagação, como cultura e fundamentação, já que, para tratar do homem, é preciso ter interesse por indagações filosóficas". Outra influência na sua formação, como o distanciamento da psicanálise, foi a vinda de Igor Caruso a Porto Alegre, também na década de 1950. Esse autor, que diferia muito de Freud e da psicanálise, "sacudiu" Saldanha com suas ideias, que eram diferentes do que mais se via teoricamente, pela influência fortemente psicanalítica de Buenos Aires.


3ª OCUPANTE: IZABEL ERI DIEHL DE CAMARGO *06.05.1934, Soledade/RS.

CADEIRA Nº 09
PATRONO: ZEFERINO BRASIL *26.04.1870, Taquari/RS +02.10.1942, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: ASSIS ANTÔNIO DA CRUZ nasceu em 22 de março de 1927, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 09 de agosto de 2008, em Porto Alegre/RS. Filho de Pedro Luiz da Cruz e Maria da Glória Martins da Cruz. Marcou a sua presença no mundo das letras com a sempre-lembrada obra "Assim: Eu Penso", deu seus primeiros gritos para o Universo aos vinte e dois dias no verão quase outonal do mês de março do ano de hum mil novecentos e vinte e sete, na terra-berço do glorioso herói farroupilha Bento Gonçalves, em Triunfo, no Estado do Rio Grande do Sul. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio dos Sinos. A bibliografia de Assis Antônio da Cruz compõe-se de três obras lançadas: Assim Eu Penso, prosa e poesia (1ªedição, 1959; Ingratidão Humana, poesia e prosa, (1ª edição, 1964, Porto Alegre, editora da Escola Técnica Amigo Germano); Momentos de Emoção, poesia e prosa (1ª edição, 1970, Porto Alegre, editora da Escola Profissional Elementar Amigo Germano). No dia 22 de fevereiro de 1973, a nosso convite, ingressou no Grêmio Literário Castro Alves, cadastrado sob o Nº 193/73, e na categoria de sócio efetivo-literário Nº 119, no qual ocupou o cargo de membro do Conselho Fiscal. Em 09 de novembro de 1959, adquirimos na Feira do Livro, na Praça da Alfândega, Assim Eu Penso, um livro pequeno, que nos cativou pelo título e pela mensagem contida na capa do mesmo (executada por Adroaldo da Silva Pontes). Em 1963, tentamos editar a obra na Editora Champagnat, mas, infelizmente, veio a crise do papel, ditada pela política de Jânio Quadros, a mesma permanece até hoje na gaveta editorial... Pois, não é que o Tempo (ou Destino?) fez das suas entre o amigo Assis e este escrivinhador? Em fevereiro de 1968, mediante concurso, ingressávamos (também) na Justiça do Trabalho. 

 

2ª OCUPANTE: ESTHER FUJISAWA nasceu em Esteio/RS. Criança, ainda, começou a compor poemas. Pós-graduada em educação exerce o magistério lecionando Literatura. Fundou diversos grêmios literários, jornais e grupos teatrais nas escolas por onde passou. Também organizou grupos culturais e recreativos de cunho social. Participa também de movimentos ecológicos. Estudou e lecionou vários idiomas: Latim, Espanhol, Francês e Português. Publicou trabalhos literários em Português, Francês e Espanhol. Sua preocupação literária transcende a linguagem e, muitas vezes, invade a percepção visual. Recebeu vários prêmios por seus trabalhos, dentre os quais “Comenda da Ordem de Esteio” conferida pela Câmara de Vereadores do Município; a Medalha Vinícius de Morais, conferida também pela Câmara Municipal de Esteio; “Escritora Destaque”, conferida pelo Grupo Teatral Mona Lisa; medalhas e troféus da Academia Literária Gaúcha, Casa do Poeta Rio-grandense, Grêmio Literário Castro Alves, Casa do Poeta Brasileiro-RS, além de menções honrosas do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Foi sócia fundadora do “Museu Carlos Gardel” em Porto Alegre, RS. Recebeu o troféu “Bandoneón”. Participou de encontros poéticos na Europa e no Japão; Presidente de Honra da Casa do Poeta Esteiense; Secretária da União Brasileira de Escritores - UBE- RS, Presidente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Rio-grandense – CAPORI; Casa do Poeta Brasileiro - POEBRÁS. Integrou corpo de jurados de concursos literários e foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio por haver completado 40 anos de exercício do magistério e, em 2003, pela Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI”, Cruz Alta, RS, com o livro Refúgio das Ventanias.


3º OCUPANTE: LUIZ WALMOCYR DOS SANTOS JUNIOR *17.03.1973, Porto Alegre/RS.

CADEIRA Nº 10
PATRONO: LUPICÍNIO RODRIGUES *16.09.1914, Porto Alegre/RS +27.08.1974, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: NELSON NILO FACHINELLI nasceu em 09 de novembro de 1935, e faleceu em 26 de abril de 2006, em Porto Alegre/RS, sua terra natal. Poeta, jornalista e escritor. Fundou e presidiu várias entidades lítero-culturais como a Casa do Poeta Rio-Grandense (1964), Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS (1964), Casa do Poeta Latino Americano - CAPOLAT (1978), Grêmio Literário Castro Alves (1958). Tendo participado da fundação de muitas outras entidades culturais de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Cognominado "Operário das Letras". Criou o Sarau Poético Musical denominado Cafezinho Poético-Musical, já no primeiro ano de vida da CAPORI, bem encabeçou o Congresso Pan-Americano de Poesia, em 1990, em Nova Prata/RS, cuja 15ª edição ocorreu no ano passado, em Bento Gonçalves/RS. O ativista Nelson Fachinelli coordenou nacionalmente a POEBRAS - Casa do Poeta Brasileiro até 2003, quando passou o encargo a Joaquim Moncks, contando a entidade com 26 sedes municipais em 06 estados. Nos seus últimos anos de vida, exerceu o cargo de Presidente de Honra da entidade, pois na 41ª Gestão, a CAPORI passou a administração de Marinês Bonacina. Nelson teve várias obras editadas, destacando-se "Cânticos de um Solitário"; "Palavras de Amor"; "Mario Quintana Vida e Obra"; "Cantigas de Amor e Paz" e lançou, no ano passado, na 51ª Feira do Livro de Porto Alegre, a obra "Nelson Fachinelli, Operário das Letras", pela Editora Alcance. Lançou pelas casas de cultura, diversas coletâneas em poesia e prosa. Realizou inumeráveis atividades na Fundação Educacional e Cultural do Sport Club Internacional - FECI-INTER-RS, clube de sua paixão por toda a vida, onde era diretor do Departamento de Cultura, há vários anos. Por mais de 30 anos, Nelson Fachinelli foi servidor público no Tribunal Regional do Trabalho, como oficial de justiça, cargo no qual se aposentou.


2º OCUPANTE: LUPICÍNIO RODRIGUES FILHO nasceu em 22 de agosto de 1953, em Porto Alegre/RS. É empresário do ramo de diversões noturnas. Advogado. Poeta. Cantor. Compositor. Nascido em Porto Alegre. Filho do mais respeitado compositor do Rio Grande do Sul, Lupicínio Rodrigues. Desde a infância interpreta canções de seu pai, mas a advocacia furtou-nos o cantor. Na maturidade plena, inaugurou o "Se Acaso Você Chegasse", Bar Temático Lupicínio Rodrigues, que tem feito muito sucesso na noite porto-alegrense. É nas dependências deste Bar-restaurante que a Casa do Poeta Rio-grandense promove o seu tradicional Cafezinho Poético-Musical. É Membro da Diretoria da Casa do Poeta Latino Americano – CAPOLAT. Suas composições e seus poemas transpassam espiritualidade e magia, além de demonstrarem extrema subjetividade e fundirem imagens, música, cor e sentimentos. Organizou o livro "Foi Assim", pela Editora L&PM, com uma seleção das crônicas publicadas pelo pai, no Jornal "Última Hora", de Porto Alegre/RS, em 1962 e 1963. Na maior parte desses textos, o compositor contava a história das suas músicas: "Eu tenho sofrido muito nas mãos das mulheres, porque sou muito sentimental, mas também tenho ganhado fortunas com o que elas me fazem...", revelou ele numa das crônicas. Tem vários trabalhos publicados em Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais. Por muitos anos propiciou o seu Bar "Se Acaso Você Chegasse", para Saraus Poéticos e Musicais.


3º OCUPANTE: ANTÔNIO FRIZON nasceu em 14 de junho de 1938, em Veranópolis/RS; e faleceu em 01 de abril de 2018, em Porto Alegre/RS. Filho de Sílvio e Irene Antônia Pessin Frizon. Licenciatura Plena pela UFRGS em Porto Alegre. Formação Musical e Participações aos Freis Capuchinhos. É Membro da Sociedade do Partenon Literário; da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Hermann de Música. Fundou, em parceria com a Dra. Rose Marie Reis Garcia a Orquestra de Lâminas de Porto Alegre, que festeja o 12º. Ano de atividade, realizando concertos na Capital e Interior. Autor da Música do Hino do Parthenon Literário. Em 2010, lançou as Memórias Inesquecíveis da Vila Bernardi: Quem plantou flores? e “A Arte de Tocar o Serrote Musical: histórico, método e segredos pela EST Editora, obra que lhe conferiu o título de Patrono da 21ª Feira do Livro de Veranópolis, em 2013. Professor Licenciado em Filosofia Pura pela UFRGS. Estudou Música com os Freis Capuchinhos. Participou diversas edições da Revista do Parthenon Literário. Dedica-se à Música Instrumental. Participou do Conjunto Internacional de Danças Folclóricas, atualmente denominado Os Gaúchos, participou do Grupo Os Sentinelas, posteriormente Assim é o Rio Grande do Sul. Participa do Grupo Musical de Capela da Igreja Nossa Sra do Perpétuo Socorro da INTERCAP. Tem artigos sobre a Música Gaúcha e sobre Filosofia e Ética da Música Regional Gaúcha. Gravando CDs e DVDs. Publicou a “Arte de Tocar o Serrote Musical: histórico método e segredos”. Organizou e gravou o CD/DVD do Grupo de Lâminas de Porto Alegre. Na UFRGS, na Faculdade de Direito, exerceu serviços no Quadro Administrativo, convidado pelo Dr. Armando Câmara e Galeno de Lacerda à vaga pela aposentadoria de Lupicínio Rodrigues. Em Ijuí, foi professor no Colégio Sinodal e no Colégio Duque de Caxias. Em Porto Alegre, estagiou nos Colégios Júlio de Castilhos e Aplicação da UFRGS.


4º OCUPANTE: BERNARDO JEAN MARIE VARRIALE *19.06.1960, Canoas/RS.


CADEIRA Nº 12
PATRONESSE: ALZIRA FREITAS TACQUES *08.07.1913, em São Borja/RS +13.11,1976, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: MARIA TEREZA TRINDADE CARDOSO nasceu em 06 de agosto de 1939, em Alegrete/RS; e faleceu em 20 de abril de 2006, em Porto Alegre/RS. Professora aposentada, poetisa e ensaísta. Filha de Omer Severo Cardoso e Rita da Trindade Cardoso. Divorciada. Cursou Economia, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1964) e Especialização na mesma área, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1966). Presidiu o Grêmio Literário Castro Alves, por várias gestões; Sócia da Casa do Poeta Rio-grandense e Membro Efetivo da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, Cadeira N° 12, Patronesse Alzira Freitas Tacques. Recebeu comenda da Ordem de Esteio/RS, em 1997; e Medalha Castro Alves, da Casa do Poeta - CAPORI, de Porto Alegre/RS, em 1997. Participou da Antologia "Castro Alves, o Poeta da Liberdade", em 1997, em Porto Alegre/RS. Publicou: Viver de rimas, em 1987 (poesias) e Sena a dimensão do infinito, em 1994 (ensaio). Seu hobby preferido era declamar Poemas de Castro Alves. Com sua voz fantástica e encantadora dava vida aos versos do Patrono da Academia, Castro Alves: O Navio Negreiro; O livro e a América; O gondoleiro do amor; Os Escravos; Vozes d’África, entre outros. Em visita a terra natal do Poeta, ao participar de um Sarau Poético e declamar O Navio Negreiro, foi aplaudida, de pé, pelos baianos. 

 

2ª OCUPANTE: IEDA CUNHA CAVALHEIRO nasceu em São Gabriel/RS, em 23 de março de 1950, formada em Letras, Línguas e Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte-Americana, professora e advogada, palestrante, poetisa e autora de Sinfonia de Vida, SRR Editor, Editora Contemporânea - 2003, possui textos publicados em Antologias, Coletâneas, Revistas e Jornais. Ativista Cultural – Co-fundadora e Presidente Gestão 2006/2007 da Associação de Artes e Literatura da Zona Norte de Porto Alegre/RS-AALZON/POA/RS, Presidenta atual da Casa do Poeta Rio-Grandense - CAPORI, reeleita - Gestão 2008/2009, é membro associado à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Decana do Clube de Escritores de Piracicaba, Acadêmica, Cadeira nº 12, Alzira Freitas Tacques da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves - Porto Alegre. Participa dos “sites” Academia Virtual Sala dos Poetas/SC - AVSPE, Teia dos Amigos – Sorocaba/ SP e Recanto das Letras, Associada e Diretora de Divulgação na Capital da Casa Brasileira de Cultura – Pelotas/RS. Possui Projetos Voluntários - Arte Dramática Aplicada à Educação: Criar-Recriar – Recrear-Integrar I E II - e Poesia do Fundo do Coração.


3ª OCUPANTE: MARIA BERNADETE SAIDELLES FERREIRA *18.04.1964, em Caçapava do Sul/RS.


CADEIRA Nº 14
PATRONO: ÊNIO ARTHUR STABEL


1º OCUPANTE: DAVID BENJAMIN CAMARGO DA SILVA nasceu em Itaqui/RS, em 12 de janeiro de 1933, e faleceu em 28 de outubro de 2006, em Porto Alegre/RS. Filho primogênito de João Câncio Soares da Silva e Anna Camargo da Silva, tendo duas irmãs. Iniciou seus estudos em Sant'Anna do Livramento e completou em Porto Alegre no colégio Rosário e na Universidade Federal. Há mais ele 40 anos batalha no campo da arte e ela cultura. Aos sete anos participou de um espetáculo no Colégio Santa Teresa, na cidade de Sant'Anna do Livramento, aos 11 anos, foi considerado o melhor declamador no ginásio santanense, como também participou do Coro e de um programa desse mesmo colégio na Rádio Cultura dessa cidade. Estrelou oficialmente no teatro aos 22 anos, em 1955, em Porto Alegre/RS, no Clube de teatro da Federação dos Estudantes Universitários elo Rio Grande do Sul, com a peça de Thornton Wilder "Nossa Cidade", sob a direção de Carlos Murtinho. Posteriormente trabalhou em outras peças de vários autores, sendo ao todo 50. Desde 1973 integra o Grupo de teatro Liberdade de Porto Alegre, na qual vem apresentando há muitos anos o monólogo do falecido Ênio Stabel "Consciência Parda" (drama psicológico), tendo até o momento mais de 250 apresentações - sendo premiado com esse trabalho nos festivais de Campina Grande/PB, Franca/SP, e Montenegro/RS, pela Federação de Teatro Amador do Rio Grande do Sul. Em cinema atuou em vários filmes de 16 mm, 35 mm e super-8 de curta e longa metragem - sendo até o momento 48. Com produções do Antonio Carlos Textor, Alfeu Godinho Gil Lorenzo, Roger Stoltz, Fernando Mantelli e outros; sendo premiado com o super-8 de Roger Stoltz "Vida Boa” no Festival do Foto Cine de Porto Alegre e com o 35 mm curto de Antonio Textor "Urbano", no Festival de Gramado de 1983. Em 1988, Troféu Clave de Sol como destaque em cinema. Trabalhou em diversos vídeos, sob direção de Vilney Khols, Nicanor Santos, Paulo Oliveira, Cézar Sousa, Carlos Gerbase e outros. Em 1998, no Festival de Gramado, recebeu um Kikito Especial pelos anos de cinema e inúmeros filmes produzidos.


2ª OCUPANTE: ELOÍSA RODRIGUES PORAZZA nasceu em 03 de novembro de 1950, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 07 de dezembro de 2022, em Porto Alegre/RS. Professora formada em Ciências Sociais / Estudos Sociais. Foi Egiptologia, Relações Públicas Cultural da CAPORI [Casa do Poeta Rio-grandense], SATED RS; Sócia do Partenon Literário, da Academia de Artes Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS; Casa do Artista de Porto Alegre; uma das fundadoras da Academia de Artes, Ciências e Letras Mario Quintana; Palestrante do Partenon Literário; Vice-Diretora do Departamento Judaico e Diretora do Departamento de Artes do Instituto Cultural Português: Membro Efetivo da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul, Cadeira Nº 66, Patrono Túlio Piva, pelo Município de Santiago/RS. Foi filiada a SBAT [Sociedade Brasileira de Autores]. Em 2009, 1º Lugar, em Poesias, no II Concurso “SPORT CLUB INTERNACIONAL” de Contos, Crônicas e Poesias, promovido pela Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, de Porto Alegre/RS - FECI. Participou de várias Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais. Em 2013, Recebeu o Troféu Mario Quintana, em Itabira/MG.


3º OCUPANTE: PAULO FERNANDO MONTEIRO FERRAZ nasceu em 19 de junho de 1980, em Bom Princípio/RS. Membro Efetivo da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul. Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, Campus de Canoas (RS); Especialista em Psicoterapia de orientação Psicanalítica pelo ESIPP (Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é psicanalista em Formação pelo CEP de PA (Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre – RS); é Professor Titular da Faculdade FACTUM, um dos fundadores do Curso de Psicologia na Faculdade FACTUM, coordenador do NADE – Núcleo de atendimento e desenvolvimento de ensino da Faculdade FACTUM, foi presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação da Faculdade FACTUM; Coordenador da Oficina de produção psicanalítica e literária, também foi membro de corpo editorial da Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. Recebeu o Prêmio e o título “Excelência na prática docente” na Faculdade FACTUM. Ministrou palestras, participou de eventos científicos e capacitações docentes e prefaciou várias obras. Tem inúmeros trabalhos publicados, entre eles: “A escrita como forma de sublimação”, “Arengas da revolta”, “Sobre o escrever”, “Sem lembrança nos outros e sem rastro na Terra, apenas coisa mineral dos cemitérios”; “A superfície alva de nossos sonhos” e “A fase do espelho e as imagens do corpo despedaçado”, no Boletim Informativo da Sociedade de Psicologia; “Travessia” e “Petrificado”, Contos publicados nos livros “103 & 104 que contam”, organizados pelo Escritor Charles Kiefer; organizador da Apostila dos cursos Técnicos e da Graduação.


4ª OCUPANTE: TEANI GODOLPHIM *17.01.1959, Porto Alegre/RS.

CADEIRA Nº 15
PATRONESSE: DALVA DE OLIVEIRA*05.05.1916, Rio Claro/SP, +31.08.1972, no Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: TERESINHA DIAS DA SILVA nasceu em 29 de outubro de 1943, em Porto Alegre/RS. Professora, ensaísta. Cursou Letras, na Faculdade de Ciências e Letras de Guaxupé/MG (1976); Mestre em Teoria Literária sobre Literatura Infanto-Juvenil Angolana, na PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Lecionou na rede particular e pública em Porto Alegre/RS. Colaborou na obra Contexto e Educação. Teve trabalhos literários publicados em Coletâneas e Antologias Cooperativadas Nacionais e Internacionais, assim como em Jornais da Capital Gaúcha. Foi detentora de vários prêmios Literários Regionais e Nacionais. Publicou: Rio Grande do Sul: aspectos da negritude, uma tentativa de análise (ensaio, parceria). Realizou trabalho voluntário em entidades para menores.


2ª OCUPANTE: LUDMILA XAVIER SILVEIRA nasceu em Porto Alegre/RS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004). Em 2006 concluiu o Curso de Preparação à Magistratura, da Escola da AJURIS - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Jurista, Poetisa e Escritora. Prestou concurso público de provas para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2000, sendo empossada em 2001 no cargo de Técnico Judiciário. Em 2005, foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional RS. Associada e Assessora Jurídica da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. Foi paraninfa do Acadêmico Nadir Silveira Dias na Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, na Categoria de Acadêmico Efetivo, Cadeira nº 22, Patrono Antônio da Silveira Lourenço, em 03.08.2009, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre/RS, Brasil. Participou de várias antologias em prosa e verso, entre elas: Antologia Literária Alba Pires Ferreira & Amigos, Série Amigos, Vol. 5, Ed. Borck, São Luiz Gonzaga, 2000; Nadir Silveira Dias & Amigos, Série Amigos, Vol. 8, Ed. Borck, São Luiz Gonzaga, 2001; Genesis, organizador Nadir Silveira Dias, Sociedade Partenon Literário, 2003; Caminhos, organizador Nadir Silveira Dias, Sociedade Partenon Literário, 2004; Miradouros, organizador Nadir Silveira Dias, 2005; Partenonistas do Século XXI, organizador Nadir Silveira Dias, 2007; Palavras de Abril, Coletânea de Poesias, da Associação Artística e Literária ‘A Palavra do Século XXI’ – ALPAS XXI. “Todos os Ventos”, autor João de Deus Canha - Volume I da Coleção Prata da Casa, Sociedade Partenon Literário, 2005; Partenonistas do Século XXI, organizador Nadir Silveira Dias, 2007.


3ª OCUPANTE: JUSSARA MARIA NODARI LUCENA *24.02.1941, Antônio Prado/RS.


CADEIRA Nº 16
PATRONO: JOÃO SIMÕES LOPES NETO *09.03.1865, Pelotas/RS +14.06.1916, Pelotas/RS.


1º OCUPANTE: SÉRGIO DE LAFORET PADILHA nasceu em 08 de maio de 1935, em São Lourenço do Sul/RS; e faleceu em 21 de junho de 2010, em São Lourenço do Sul/RS. Filho de João do Centro Padilha e Olga Cleópatra Diva Perreault de Laforet Padilha. Foi casado com Glacy Tavares Padilha, com quem tem os filhos Rachel, Radamés e Roberto. Entre outras ocupações, foi caixeiro, radialista e funcionário do Banco do Brasil, pelo qual se aposentou, após prestar serviços em diversas cidades do país. Começou a escrever na adolescência. Colaborou com alguns jornais da capital, de cidades vizinhas e de sua terra natal. Publicou cinco livros e participou de mais de quarenta antologias. Trabalhou na conclusão de outras cinco obras. Manteve intensa atividade no campo da pesquisa histórica, em que realizou algumas palestras para adultos, professores e estudante de escolas particulares, públicas e universidades. Em São Lourenço do Sul/RS, organizou o Acervo Tamandaré, com seções de peças náuticas e peças do campo. Foi presidente da Estância da Poesia Crioula – Academia da Poesia Xucra (2002-2004). Em Porto Alegre/RS, é Membro Efetivo, também, do Grêmio Literário Castro Alves; da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira Nº 16, Patrono João Simões Lopes Neto; da Academia Literária Gaúcha e da Academia Rio-Grandense de Letras (sócio correspondente). Em São Lourenço do Sul, participa do Centro de Escritores Lourencianos - CEL, do qual foi co-fundador.


2º OCUPANTE: JUAREZ ANDRADE DE ESPÍNDULA nasceu em 02 de fevereiro de 1966, em Três Forquilhas /RS. Tecladista, Radialista, Detetive, Agente de Segurança, Motorista Transportador de Cargas Perigosas, concursado pela Prefeitura de Terra de Areia e Secretaria de Educação e Cultura em 1990. Diversos cursos na área de Informática no SENAC, com programação de rádio fusão. Na área da música se tornou Tecladista Profissional no ano de 1993, matrícula 462, pelo Instituto Musical Aquários / Osório/RS. Passou a tocar em festas, casamentos, formaturas, dentre outros. Formação de Detetive Profissional registro 28.105, 17 de outubro de 1989, pelo Instituto de Investigações Cientificas e Criminais - I.I.C.C. Rio de Janeiro/RJ. Agente de Segurança formação pelo ENAC - Departamento de Agente de Segurança, reconhecido em todo Território Nacional, Registro nº AS-672, em 05 de janeiro de 1988, Rio de Janeiro/RJ. Detentor de vários prêmios: Medalhas, Certificados e Diplomas. Dentre eles: Diploma de Cavaleiros do Mar na 12ª Cavalgada do Litoral Norte /fevereiro de 1996; Diplomas do SENAI, - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Rio Grande do Sul, pela conclusão dos cursos: Relacionamento Interpessoal, Atendimento ao Usuário, Direção Defensiva, Prevenção de Incêndio, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania, Legislação e Trânsito, Elementos básicos de legislação, Movimentação de Cargas ou produtos Perigosos, Regras gerais de Circulação, Sinalização de Transito, Psicologia e segurança de Trânsito em 22/03 a 09/04/1999; Diploma de Jurado no Concurso de Contos, Crônicas e Poesias da FECI – Fundação de Educação e Cultura do Sport Clube Internacional em 26 de agosto/2009/2010. Detém diversos prêmios como participante de concursos de frases de caminhão do Posto Shell Ipiranga Amigo Caminhoneiro.

3º OCUPANTE: GABRIEL RAINYZ BROCHADO nasceu em 08 de julho de 1987, Porto Alegre/RS. Filho de Sandra Rainyz Brochado e Victor Hugo Estel Brochado. Graduado em Direito, pelo Centro Universitário Metodista - IPA; Pós-graduado em Direito e Processo Penal, pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural - IDC; é Diretor Jurídico da Academia de Letras Machado de Assis; Membro Efetivo e Diretor Jurídico da Academia de Letras Machado de Assis, Cadeira Nº 52, Patrono Aureliano de Figueiredo Pinto; Membro Efetivo da Representação Distrital Infanto-Juvenil do Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais – Seccional do Rio Grande do Sul. Meu Afilhado começou a trabalhar aos quinze anos, lavando carros, nos finais de semana, após, aos dezesseis, no primeiro emprego de carteira assinada, era caixa de estacionamento. Ao tornar-se office boy, trabalhava caminhava pelas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre, almejando, um dia, tornar-se advogado, sonho que tornou realidade com um brilhante currículo escolar. Em sua caminhada, encontrou inúmeros obstáculos, os quais venceu com garra e perseverança. Trabalhou como Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre; Estagiou na procuradoria Geral do Estado; Goes, Monteiro & Tocantis Advogados; e Garrastazu Gomes Ferreira Advogados em Petições, Atividades forenses e Controle de prazos. Atua como advogado no escritório de advocacia "Nelson Wilians e Advogados Associados” em Direito bancário, BANRISUL e Banco do Brasil, Prazos e audiências; e em processos da competência do Tribunal do Júri e da Vara da Infância e Juventude. Acredita ser a tolerância, a chave para a convivência mais harmônica, e a educação, o segredo de um futuro mais pacífico.


4º OCUPANTE: ALEXANDRE SCHUMACHER TRICHES *28.10.1982, Caxias do Sul/RS.


CADEIRA Nº 17
PATRONO: ÁLVARO SÉRGIO MASERA *31.10.1880, Porto Alegre/RS +31.10.1928, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: ALTAYR VENZON nasceu em 16 de janeiro de 1936, Erechim/RS; e faleceu em 15 de abril de 2023, em Porto Alegre/RS. Ingressou no Ministério Público no concurso de 1963. Foi Promotor de justiça titular das Promotorias de Jaguari, Soledade, Alegrete, São Leopoldo e Canoas. Na capital, atuou na 4ª Vara Criminal e na Vara das Execuções, como Curador de Menores e como Adjunto do Corregedor. Foi Promotor de entrância especial, atuando nas 2ª e 1ª Câmaras Criminais do Tribunal de Alçada. Como Procurador de justiça teve exercício na 2ª Câmara Cível do TJ e nas 2ª e 1ª Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça, assim como nas Câmaras Criminais Reunidas do TJ. Foi diretor do Departamento de Estabelecimentos Penais e Superintendente da Susepe, cargos não estranhos à carreira do Ministério Público. Cursou em Paris, nos anos de 1983 e 1984, a Escola de Magistratura, seção internacional, destinada ao aperfeiçoamento de magistrados estrangeiros, sendo o primeiro latino-americano diplomado por aquela Escola. Aposentou-se como Procurador de Justiça, em 1987. Licenciado em Ciências Sociais, também deu aulas de Sociologia nos cursos de Ciências Sociais da PUC e nas Faculdades de Economia da PUC, em Caxias do Sul e Alegrete. Fez Mestrado em Direito Penal na Universidade Gama Filho, do Rio de janeiro. Doutor em Direito Penal e Ciências Criminais pela Universidade de Paris (Panthèon-Sorbonne). Integrou as comissões de Educação e justiça do Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil, sendo o primeiro gaúcho a integrar aquele colegiado, em Brasília. Advogado, inscrito na OAB/RS sob o NQ 3120, dirige o programa radiofônico Advocacia pelo Rádio, na Rádio Pampa AM, domingos pela manhã, obtendo em diversos meses o primeiro lugar no IBOPE. (Bibliografia - Trabalho para Sentenciados, Editora Redacta, Porto Alegre/RS)

2ª OCUPANTE: ZAIRA MARIA MOTTA CANTARELLI *02.08.1947, Cachoeira do Sul/RS.


CADEIRA Nº 18
PATRONO: WALMIR AYALA *04.01.1933, Porto Alegre/RS +28.08.1991, Rio de Janeiro/RJ.


1º OCUPANTE: AMIR FEIJÓ PEREIRA nasceu em Bagé/RS, em 13 de dezembro de 1939; e faleceu em 17 de junho de 2013, em Porto Alegre/RS. Filho de Aureo Palma Pereira e Ana Pradelina Feijó Pereira. Licenciado em Letras pela FAPA. Pós-Graduado com Especialização em Administração Pública FDHR/PUCRS. Lato Sensu em Literatura Brasileira e Literatura Infanto-Juvenil pela PUCRS. Aposentado do Estado no cargo de Assessor Administrativo. Foi Professor de Português e Literatura da Língua Portuguesa. Membro de algumas instituições literárias. Eleito pela Academia Rio-Grandense de Letras, Cadeira Nº 05, Patrono Bernardo Taveira Júnior, antecessor Luiz Carlos Barbosa Lessa, em cerimônia realizada 01 de agosto de 2005. Publicou mais de treze obras. Em 1996, com Fio da Meada, pela Editora Alcance e Lembranças da Espanha, edição bilíngue, pela Orvalho Andaluz Editora; em 1997, Espanto Adverso, pela Orvalho Andaluz Editora Castro Alves, o Poeta da Liberdade. Em 1997, pela AGE Editora, Poemas do Amor e Pranto e a 2ª edição de "A mensagem e o tempo" (poesia).


2ª OCUPANTE: ADÉLIA DE LOURDES KLAUS EINSFELDT *13.04.1934, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 19
PATRONO: CLODOMIR VIANNA MOOG *28.10.1906, São Leopoldo/RS +15.01.1988, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: IONE MARIA ROCHA JAEGER nasceu em 13 de maio de 1933, em Salvador/BA; e faleceu em 27 de fevereiro de 2024, em Novo Hamburgo/RS, cidade onde viveu mais de sessenta anos. Fazia poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem seis livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição. PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio- Grandense – CAPORI. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Cadeira Leonor Bonsi Piselli. Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal de Novo Hamburgo o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos. Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), Pós-graduada em TEM - Métodos e Técnicas de Ensino (1979), pela Faculdade de Educação FEEVALE/NH. Aposentada - 1983 SEC/RS.


2º OCUPANTE: DOMINGOS SÁVIO GONÇALVES *08.05.1957, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 20
PATRONESSE: BIDU SAYÃO *11.05.1906, Itaguaí/RJ +13.03.1999, Maine/EU.


1ª OCUPANTE: TERESINHA ISABEL PENNA DE MORAES nasceu em 10 de abril de 1929, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 03 de fevereiro de 2017, em Porto Alegre/RS. Tanto na prosa quanto na poesia, demonstrava gosto e interesse pelas coisas simples da vida e revelava alteridade, amizade, solidariedade, engajamento social, mistura de tendências estéticas e experimentalismo formal, traços que marcaram a sua produção. Segundo Teresinha Isabel, ela conheceu o mundo através de leituras e o mundo a conheceu. Tinha o hábito de ler mais de uma vez a mesmas obras. Suas palavras refletiam uma personalidade que ignorava a neutralidade e assumia a postura de quem defendia e respeita as concepções em que acredita. Foi detentora de inúmeros prêmios literários regionais e nacionais; colaboradora de Jornais do Rio Grande do Sul. Teve participações em diversas Coletâneas e Antologias Cooperativadas.


2º OCUPANTE: ODONE ANTÔNIO SILVEIRA NEVES nasceu em 19 de fevereiro de 1945, em Porto Alegre/RS; Graduado em Letras: Português-Francês e Respectivas Literaturas e Pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Teoria da Literatura, Pesquisa em Erico Verissimo, pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez estágios de Francês na Université Stendhal de Grenoble (l987) e, em Vichy, no Centre Auditive Visuel de Langues Modernes (200l), na França. Foi Professor de Português na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Porto Alegre/RS; na Feevale de Novo Hamburgo/RS, e no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, RS. Atualmente, leciona Francês e Literatura Brasileira nas Escolas Municipais: Ensino Médio - Emílio Meyer e Ensino Fundamental: Nossa Senhora de Fátima e Marcírio Goulart Loureiro. Fez parte da Diretoria da Casa do Poeta Rio-Grandense e é Presidente do Conselho Fiscal da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. É detentor de inúmeros troféus, medalhas e diplomas, conquistados em certames literários nacionais e internacionais. Fez Oficina de Criação Literária, em Poesia, com o Prof. Charles Kiefer. Participa de inúmeras coletâneas e antologias cooperativadas nacionais e internacionais e, em 2009, lançou, pela Editora Alcance, Porto Alegre/RS, o seu primeiro livro: “A representação do Escritor em O resto é silêncio, de Erico Veríssimo”, obra em que enfatiza a beleza e a grandiosidade da literatura sul-rio-grandense através de importantes aspectos literários consolidados pela constante expressividade de suas palavras.


3º OCUPANTE: CÂNDIDO ADALBERTO DE BASTOS BRASIL (CÂNDIDO BRASIL) *29.07.1969, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 22
PATRONO: ANTÔNIO DA SILVEIRA LOURENÇO *03.06.1904, Porto Alegre/RS +29.01.1983, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: SOELY DA SILVA MELONI nasceu em 12 de setembro de 1926, Porto Alegre/RS. Poetisa artista plástica filha de Francisco Rosa da Silva e Helena Gonçalves da Silva. Casada com o italiano Salvatore. Artista plástica, tem exposições e detém prêmios no país e na Faculdade de Bluffton, dos Estados Unidos; sócia da AJEB, do Rio Grande do Sul. Teve trabalhos literários publicados em português, italiano, espanhol, inglês e francês. Foi detentora de vários prêmios literários regionais e nacionais; colaboradora de Jornais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Teve participações em diversas Coletâneas e Antologias Cooperativadas, entre elas as Antologias Palavras de 2000/2004/2005 da AJEB/RS. Publicou, em Porto Alegre/RS, as poesias Ideia e Forma, em 2000; e Homenagens, em 2001. 

 

2º OCUPANTE: NADIR SILVEIRA DIAS nasceu em de abril de 1947, em Porto Alegre/RS. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis e pós-graduado em Direito Imobiliário na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, RS. Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Sul; Fundador, Relator da Comissão Estatutária e 1° Vice-Presidente da Casa do Poeta Latino-Americano – CAPOLAT; Fundador e 1º Presidente da FALA-RS - Federação das Academias de Letras e Artes do Rio Grande do Sul; Jurista, Escritor e Poeta; Assessor Jubilado de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Ex-Presidente, Coordenador e Organizador de Antologias - Gestões de 2002 a 2008, e Ex-Vice-Presidente da Sociedade Partenon Literário. Autor dos livros “Locação de Imóveis Comentada em Locuções e Verbetes”, Livraria do Advogado, Porto Alegre, e “Direitos do Locatário versus Direitos do Locador”. Publicou ainda “Rastros do Sentir” e “Satírico & Afins”. Foi Diretor Jurídico e Acadêmico Efetivo da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, Cadeira nº 22, Patrono Antônio da Silveira Lourenço, Paraninfa Ludmila Xavier Silveira Dias, Porto Alegre/RS; Integrou o Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba, SP; Casa do Poeta Latino-Americano – CAPOLAT; AGADIE - Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial, dentre outras. Em 2008, no Círculo Militar de São Paulo, recebeu o Troféu Super Cap. de Ouro Oscar Brasileiro 2008 e, em 2009, a Médaille de Vermeil 2009 da ASL - “Arts Sciences Lettres” Societe Academique d’Education et d’Encouragement, em Paris/FR, Em 27 de Novembro de 2009, recebeu o “Título da Lira Vintenária” e o Troféu Vinte Anos, pelo Clube dos Escritores Piracicaba/SP. Prefaciador e Parecerista de diversas obras literárias.


3ª OCUPANTE: MARIA CRISTINA MARTIM BRANCO ROMANO nasceu em 11 de junho de 1961, em São Borja/RS. Filha de Dulce Martim Branco e Mairí Martim Branco. Escritora, poeta, artesã, contadora de história, com formação na Oficina do Professor Celso Sisto, na PUC; oficineira, atuando em escolas; integrante do Grupo Vivapalavra coordenado por Zaira Cantarelli. Tem publicação pelo Projeto FUMPROARTE- Gente de Palavra – “Só Pra Te Provocar”: integrante do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado em Bento Gonçalves (RS), com poesia e contação de história, e participante na categoria poesia de Poemas no Ônibus, das Antologias AJEB, AGEI, Poemas À Flor da Pele, com premiação Destaque Literário da Associação, assim como no Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul (RS), Coluna JP de Tiago Vargas, Revista Escriba coordenada por Gerson Nagel, Jornal Santiaguense – Santiago, Revista Convívio – Itália; Membro Efetivo da ALERS - Academia de Artes Literárias e Culturais do Rio Grande do Sul, Cadeira Nº 54, Patrono Augusto dos Anjos. Ministra oficinas de bonecas ABAYOMI com o objetivo de incentivo e resgate da cultura africana, oficina de construção de MANDALAS com temática indígena; idealizadora de aventais e tapetes contadores de histórias, contação de histórias em ênfase em lendas africanas, promovendo e incentivando a literatura, a escrita e a poesia.


4ª OCUPANTE: LILIAN ROSE MARQUES DA ROCHA *24.05.1966, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 23
PATRONESSE: ERCÍLIA AVELLAR MAGALHÃES *30.05.1894, Porto Alegre/RS +22.03.1995, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: SUELY DA SILVEIRA QUADROS nasceu em 30 de junho de 1925, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 19 de fevereiro de 2006, em Porto Alegre/RS. Ao longo de sua vida, construiu a sua história artística e literária como Lila Quadros. Compôs a música do Hino da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. E, em 20 de novembro de 1998, passou a ocupar a cadeira 23, de Ercília Avellar de Magalhães. Musicou e interpretou poemas de vários escritores, dentre os quais, Mario Quintana. Suas composições foram consideradas de talento indiscutível e de amplo sentido poético não só no Rio Grande do Sul como em outros estados. O Senhor Isaac Karabtchevsky, atual Diretor da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando ocupou o cargo de Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, costumava dizer que o trabalho de Lila Quadros era “meritório e de expressiva sensibilidade”. Seus feitos sobreviverão, independente de modas e teorias, porque transpassam beleza, harmonia e encanto. Para Lila Quadros, a plena realização da vida era as suas composições. Essas se tornaram um meio de construir, de apreender, de fazer poesia e de transmitir amor. Agiu, sempre, como facilitadora da socialização cultural, de respeito e de criação. Era a leitura aprimorando as capacidades de reflexão crítica e de ética; um aventurar-se pelo universo da fantasia e do mágico, refletindo sobre os diferentes contextos que compõem a realidade em que estamos inseridos. Essencialmente sensitiva, apresenta, em muitas poesias, elementos religiosos, incorporados aos seus sentimentos e emoções. Seu fio narrativo mostra paralelamente o nascer e a morte; a luz e as trevas.


2ª OCUPANTE: ILDA MARIA COSTA BRASIL *04.03.1949, Restinga Seca/RS.


CADEIRA Nº 24
PATRONO: ERNESTO NAZARÉ *20.03.1863, Porto Alegre/RS *04.02.1934, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: ILKA LUÍZA WULFF nasceu em 12 de janeiro de 1930, em Santa Cruz do Sul/RS. Prosadora e Poetisa. Escritos de extrema qualidade, onde sua singularidade era demonstrada numa ousadia formal e literária que exibia diferentes momentos vivenciados como meio de entender os homens e o mundo. Seus poemas reproduziam e expressavam o verdadeiro sentido da vida, com habilidade verbal e exuberante criatividade, demonstrando expressivo nível redacional e cultural. Participou do Grêmio Literário Castro Alves, Entidade criada pela Poetisa Maria Celeste Masera. Foi mentora de Concursos Literários e atuou como Jurada em muitos. Teve participações em diversas Coletâneas e Antologias Cooperativadas Nacionais e Internacionais. Colaborou com Jornais de Porto Alegre/RS e de sua Cidade Natal. Gostava de escrever trovas.


2º OCUPANTE: JORGE DE ANDRADE MOTTA nasceu na casa 33 da Felipe Camarão, em 06 de novembro de 1938; e faleceu em 28 de outubro de 2021, em Porto Alegre/RS. Estudou no Colégio Júlio de Castilhos, retratando o prédio do velho colégio, que incendiou em 1951, no conto "Uma Tarde Encantada", que foi um dos vencedores do concurso dos Cem Anos do Colégio, sendo publicado no livro "Eu vivi esta História no Julinho", editado em 2000 e autografado na Feira do Livro do mesmo ano. Cursou a Faculdade de Odontologia e imortaliza o antigo prédio, no trabalho "A Antiga Fopa dos Anos Sessenta", publicado em 1998, ano do centenário da Faculdade. Em "Contos do Pequeno Caopa", imortaliza pequeno porão, que era o seu centro acadêmico, templo de sua juventude e no "Parque da Redenção", retrata o parque em sua comunhão com o Bom Fim. No livro "Contos Associativos", onde, em trinta contos, sintetiza a história da "AFPERGS" a tão amada "Sociação", de Porto Alegre. "História da Vila Mapa", este livro, publicado em 1999, retrata o pequeno grande mundo da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro, Tomou-se a Bíblia de todos os habitantes da comunidade. Em "Contos para Olga", livro a ser publicado, em 20 contos narra o encontro, desencontro, saudades e reencontro com a cirurgiã dentista e artista plástica Olga. Deste livro dois contos já venceram concursos: "A Tentação", ganhou troféu de melhor obra em prosa do S.C Internacional, em 2001. E "Nervos de Aço" ganhou troféu Lupicínio Rodrigues, da Casa do Poeta Rio-grandense, no concurso "Contos sobre Lupi", em 2002; "Conto de Natal" e um dos "Contos para Olga". "Parque da Redenção", recebeu do consagrado Moacyr Scliar esta apreciação, em carta enviada ao autor: "Esta crônica, por mim, ganharia qualquer concurso”. (06/10/1996); Em 2002, autografou seus dois contos "Nervos de Aço" e "A Tentação" no livro "Casa do Poeta, 38 Anos", na Feira do Livro; Em 2003, no livro CAPORI 39 Anos, foram publicados "Contos de Natal" e "Parque da Redenção", mais "Um Encontro no Céu"; Em 2003 venceu o concurso "Porto Alegre: Encantos e Recantos" com o conto "Uma Noite Encantada", encenado como peça musical em 16/09/03, na Biblioteca do S.C Internacional, e, em 2004, no Chalé da Praça XV; Em 2008, ganhou o troféu Nelson Fachinelli, em prosa, com conto "Ronda na Cidade de Antanho, com Nelson Fachinelli".

3º OCUPANTE: ITACIR AMAURI FLORES *19.05.1957, Santiago/RS.


CADEIRA Nº 25
PATRONO: HEITOR VILLA LOBOS *05.03.1887, Rio de Janeiro/RJ +17.11.1959, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: BEATRIZ DE CASTRO (NILDA BEATRIZ LAYDNER DE CASTRO) nasceu em 06 de setembro de 1930, em Cruz Alta/RS; faleceu em 01 de novembro de 2024, em Porto Alegre/RS. Formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Educação e Escritora; Pós-graduada em Orientação Educacional pela PUCRS, em 1962. Desempenhou várias atividades em entidades culturais como: Secretária Geral da Estância da Poesia Crioula, Conselheira do Conselho Consultivo da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e Membro Venerável da Casa Brasileira e Cultura de Pelotas. Foi Presidente da Estância da Poesia Crioula. Proferiu palestras com temas Sócioculturais enfocando a poesia e a cultura do Rio Grande do Sul. Obras Coletivas que participou: Antologia Poética da PUCRS, 1951; Antologia da Estância da Poesia Crioula, 1ª (1970) e 2ª edições (1987), 1990, 1998; Cultura em Ação, FEPLAM, 1987; Plaqueta da Estância da Poesia Crioula, Martins Livreiro, 1989; Tentos e Loncas, Instituto Estadual do Livro, 1993; Presença Literária da Academia Literária Feminina RS, de 1994 a 2007. Em 2007, publicou a obra individual Canção do Longe, livro de poesias, pela Editora Renascença. Distinções recebidas: 1º Concurso de Trovas de Linguagem Gauchesca, 1988 – Menção Honrosa e Especial; X Jogos Florais, UBT/ Porto Alegre, 1989 – Vencedora; AJEB/RS –Concurso de Poesia “Maria Dinorah”, 1994 – Categoria Soneto – 3º Lugar; Concurso de Sonetos – Academia Sul-Brasileira e Letras – Pelotas, 1996 – Menção Honrosa; V Concurso Literário Prosa e Verso, Prefeitura de Caxias do Sul, 1996 – Menção Honrosa; XIV Jogos Florais, UBT/Porto Alegre, 1997, Menção Honrosa e especial; Academia Literária Feminina RS, 1998, Diploma de Honra ao Mérito; Concurso Interno UBT/Porto Alegre, 1998, Vencedora, Troféu “Nelson Fachinelli”; Assembleia Legislativa do RS, 2005 – Diploma por “Relevante Obra Poética no Cenário da Literatura Gaúcha”.


2ª OCUPANTE: TÂNIA REGINA DA SILVA GUIMARÃES nasceu em 19 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Graduada em Física, Licenciatura Plena, e Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior, pela PUC-RS. Em 2000, à medida que o trabalho com a pintura foi sendo desenvolvido, foi surgindo à necessidade de acrescentar palavras, mais tarde frases. Somente no ano de 2003, no curso de verão oferecido, também no Atelier Livre, quando foi proposto para que cada um dos participantes do curso escrevesse sobre o trabalho que estava realizando naquele momento, quando fez a sua primeira poesia. No ano de 2008, participou da “Oficina de poesia vamos escrever as nossas Histórias de Trabalho?”, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS. Como culminância do curso, resultou, no seu término, a produção do livro “Poesia Dá Trabalho” - participação do grupo. Seu lançamento ocorreu na Biblioteca Josué Guimarães, Centro Municipal de Cultura. Participou de várias antologias e coletâneas literárias nacionais e internacionais. Membro Efetivo e do Conselho Fiscal da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS, Cadeira Nº 25, Patronímica de Heitor Villa Lobos; Gaúcha dos Escritores Independentes, Porto Alegre/RS; Grupo dos Poetas del Mundo Brasil; Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro/RJ; Casa do Poeta Rio- Grandense – CAPORI; e Membro Correspondente da Associação Literária Sepeense – ALSE, São Sepé/RS. Verbete do Guia de Autores Contemporâneas - Galeria Brasil 2010, do Portal Celeiro de Escritores, Santos/SP, Ed. Sucesso/SP; Autora do Projeto Interferências Poéticas. Conquistou o 2º Lugar no XX Concurso Chadayl de Poesía “Antonio Apa Lucas” 2009, em Montevideo/Uruguay. Prêmio Antologia Concurso Literário Valdeck Almeida de Jesus, VII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2011, edição em homenagem a escritores baianos.


3º OCUPANTE: ELIAS BARBOZA DA SILVA *25.02.1987, Porto Alegre/RS.
 

CADEIRA Nº 26
PATRONO: CYPRIANO DE ALMEIDA PORTO ALEGRE *12.10.1857, Rio Grande/RS +03.07.1929, Rio Grande/RS.


1ª OCUPANTE: GESSILDA PORTO ALEGRE FALCÃO nasceu em dois de julho de 1930 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul; e faleceu em 22 de junho de 2009, no Rio de Janeiro/RJ. Advogada, poetisa, contista, cronista e biógrafa. Filha de Estevan Louzada e Olide Nunes Porto Alegre. Cursou Direito na Universidade Federal de Pelotas/RS. Foi membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias de Brasília. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Poesias, promovido pela AABB - Associação do Banco do Brasil, em 1989, de Santos/SP. Integrou o Partenon Literário, de Porto Alegre/RS; e participou de suas Revistas e Antologias. Publicou Guiomar S. Fagundes, em 1993 (biografia); Marés entre o céu e o sonho, em 1994, (poesia) e Amor compartido, em 1996 (contos e crônicas). Ao longo de sua trajetória, além de ministrar palestras de incentivo a leitura e a escrita nas redes, particulares e públicas, realizou trabalho voluntário em hospitais, para crianças, possibilitando-lhes momentos de encantamento, beleza e interação das artes literárias: fala, leitura, declamação, canto, desenho, escrita, ações e conhecimentos, exercitando o ser e o conviver com muita empatia.


2º OCUPANTE: PAULO ROBERTO DE MELLO MONTI nasceu em 15 de janeiro de 1955, em Itaqui/RS; e faleceu em 30 de maio de 2010, em Porto Alegre/RS. Poeta, escritor e Ativista Cultural. Participou de concursos no "Centro de Estudos Poéticos", Madrid/Espanha. Colaborou com poesias em português e espanhol, do programa "Poesía y algo más", através da rádio Arinfo, o qual é produzido e apresentado por Maria Elena Sancho, da Província de Buenos Aires; Embajador Universal de la Paz-Cercle Universels des Ambassadeurs de la Pix; Universal Peace Embassy; Apoios como diretor da Revista Literária Paralelo 30 : Primeiro encontro 2008, em 4/05, na cidade autônoma de Buenos Aires/Argentina, "El obelisco regala poesía", coordinado y concebido por Maria Elena Sancho; Primer Encuentro Internacional de Revistas Digitales Culturales en Madrid - setiembro/2008 - administrado por Maria Ángeles Vázquez ; Membro Correspondente da Academia Itaperunense de Letras; Corresponsal Literário de la Delegación Avellaneda de la SADE Seccional Sur Bonaerense – Argentina; Miembro del Comite Poyecto C. del Sur - La Habana/Cuba; Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense, em Porto Alegre/RS; Membro da Casa do Poeta Latino-Americano, em Porto Alegre/RS e Movimento Mundial “Poetas Del Mundo”. Publicou, em 2009, o livro “Poema no ar / Poema en el aire” – Edición bilíngue: Portugués – Español, Ediciones AqL, Buenos Aires/Argentina. Tem participação em inúmeras Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais; e detém vários prêmios culturais e literários, dentre eles: Prêmio Celito Medeiros 2004, no Concurso Internacional de Poesia Livre "Sol Vermelho"; 3º Lugar no Concurso Poético do Jornal Expresso das Letras, em Dezembro 2006 e 1º Lugar no I Concurso de Poesia e Prosa 2008, promovido pela Presidente do Espaço Cultural Fachinelli, Porto Alegre/RS, Sra. Mara Núbia Fachinelli. Editor e Diretor da Revista Literária Paralelo 30 (revista virtual).


3ª OCUPANTE: NILVA IRENE SCHÜTZ FERRARO *22.02.1939, Erechim/RS.


CADEIRA Nº 27
PATRONESSE: CECÍLIA CORRÊA DE MELLO (LIA CORRÊA) *23.04.1908, Bom Jesus/RS + 13.06.1997, Porto Alegre/RS.

1ª OCUPANTE: NINA MARIA TUBINO DE FREITAS nasceu em 18 de dezembro de 1933, em Taquari/RS. Bacharel em História e Geografia, com especialização em História Política e Econômica do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro de diversas Entidades Culturais, detentora de medalhas de honra ao mérito. Fez parte do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. Membro fundador e presidente da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul, onde coordenou a organização a Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul. Acadêmica da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro (representando o Estado do RS), Academia de Letras do Distrito Federal (sócia fundadora), Academia dos Trovadores do Distrito Federal (sócia fundadora). Sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (membro do Conselho Consultivo) e da Casa do Poeta de Brasília. Em 1999, recebeu da Academia Internacional de Cultura, em Brasília, o troféu “Mulher do Ano na Cultura”. Verbete na Enciclopédia de Escritores Brasileiros de Afrânio Coutinho/RJ, Dicionário de Poetas Contemporâneos de Francisco Igreja/RJ, Dicionário Bibliográfico de Escritores Brasileiros de Adriano Neto/PI, Dicionário de Escritores de Brasília de Napoleão Valadares/DF, Dicionário Bibliográfico Gaúcho de Pedro Vilas-Boas/RS, Catálogo de Escritores Brasilienses da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Dicionário de Mulheres de Hilda Flores/RS e Dicionário de Mulheres de Neli Novaes/RJ. Participação em seminários, cursos e palestras no exterior e em outros estados brasileiros. Como professora, lecionou História em Escolas de Segundo Grau e Estudo de Problemas Brasileiros na Universidade.


2ª OCUPANTE: BEATRIZ TERESA MOSER SCHENINI ROSSI MACHADO *02.09.1953, Viamão/RS.

CADEIRA Nº 28
PATRONO: JORGE AMADO *10.08.1912, Itabuna/BA +06.08.2001, Salvador/BA.


1º OCUPANTE: JOÃO CARLOS RIBEIRO GOULART nasceu em 03 de julho de 1930, Porto
Alegre/RS. Pertenceu ao Grêmio Literário Castro Alves, fundado pela Poetisa Celeste Maria Masera. Teve diversos trabalhos publicados em Jornais da Capital Gaúcha, assim como em Coletâneas e Antologias Cooperativadas Nacionais e Internacionais. Em seus poemas, o autor possibilitava ao leitor uma caminhada por espaços sul-rio-grandenses reais e mágicos, através de belíssimas imagens, nos quais relatava experiências impregnadas de signos ímpares, sendo testemunho e portador de vivências em espaços diferenciados e instigantes. Fazia de seus poemas um espaço de questionamentos e de revelações de sua essência num processo em que sentimentos e emoções eram desenhados e expostos de um modo especial.


2ª OCUPANTE: DELMA GONÇALVES MATTOS DA SILVA*06.04.1951, Porto Alegre/RS.

 

CADEIRA Nº 29
PATRONO: ROBERTO EGGERS *18.12.1909, Porto Alegre/RS +14.07.1984, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: LILY DASSOW DIAS nasceu em 23 de janeiro de 1930, em Santa Cruz do Sul/RS; faleceu em 07 de maio de 2009. Filha de Augusto Dassow e Selma Selk Dassow; estudou no Colégio Mauá um dos melhores do nosso Estado, vindo a morar em Porto Alegre/RS ao casar-se Romary D’Artagnan Weber Dias. Teve um único filho, Franklin, que, como a mãe é um cantor de privilegiada voz. Lily era soprano lírico, professora de canto, maestrina e compositora. Formada pelo Liceu Palestrina, estudou ópera com o Maestro Roberto Eggers; canto com os professores Carola Boá, José Dantas Pimentel e o maestro Callegaris. Concluiu seus estudos na Europa. Apresentou-se em festas de casamentos, festivais, chás beneficentes, shows e recitais por várias cidades do Brasil, inclusive no Teatro Amazonas. Atuou na Europa em diversos recitais. Foi conselheira da ordem dos músicos do Brasil, ministrou cursos de técnica vocal promovido pela ordem. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Musical Lupicínio Rodrigues, da Casa do Poeta Rio-grandense. Foi agraciada pelo Grêmio Literário Castro Alves, com o Troféu Destaque Musical. E muitos outros reconhecimentos de entidades culturais.


2ª OCUPANTE: LÉA PERES DAY nasceu em 14 de junho de 1936, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 17 de julho de 2012, em Porto Alegre/RS. Nas artes: música - participou do Canto Orfeônico Villa Lobos e orfeão Artístico do I.E. - Instituto de Educação General Flores da Cunha; do Coral da AMRIGS - Associação Médica do RS e do Coral da ADUFRS - Associação dos Docentes da Universidade Federal do RS; participa da FROTAN, estudos operísticos. Nas Ciências: psicóloga e fonoaudióloga: atendimento clínico em clínicas e consultório privado; cursos, estudos e trabalhos científicos realizados ou apresentados em âmbito nacional e internacional, destacando-se nos seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Austrália, Israel, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal, entre outros; aluna e professora do Instituto de Psicologia da UFRGS, professora convidada do Curso de Especialização em Atendimento Clínico Ênfase em Terapia Familiar Sistêmica de Casal e Família da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS; professora e supervisora de Educação Especial da Secretaria de Educação E Cultura da SEC-RS. Nas letras: livro de poesias “Quando te encontrei... e outros encontros e desencontros”, Ed Borck, 2001; publicações de poesias, artigos, pesquisas e capítulos profissionais em livros, jornais, revistas, antologias, agenda. Léa transpassa simplicidade e ternura, em suas produções, além de intensa sensibilidade artística, aspectos que fortalecem a grandiosidade, a leveza e a suavidade de seus versos. Integra a Casa do Poeta Rio-grandense - CAPORI, POETAS DEL MUNDO, Casa do Poeta Latino Americano – CAPOLAT e a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. Lea Peres Day, como Membro Acadêmico Efetivo, passou a ocupar a Cadeira Nº 29, que tem como Patrono: Roberto Eggers.


3ª OCUPANTE: JULIANA ROSENTHAL DA COSTA *29.08.1988, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 30
PATRONO: MARIO QUINTANA *30.07.1906, Alegrete/RS +05.05,1994, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: OLGA TEREZINHA CORRÊA SILVEIRA nasceu em 17 de agosto de 1938, em Alegrete/RS. Professora de artes, poeta, declamadora e artista plástica. Alegretense, teve seus poemas publicados na Gazeta do Alegrete até 1958. Vivenciou São Paulo e Belo Horizonte durante dez anos, voltando ao RS para lecionar na Escola Nehita Ramos e no Instituto Rural Metodista até 1972, em sua terra natal. O Direito perdeu a futura advogada e a Enciclopédia Britânica e a Delta Larousse ganharam uma líder de vendas durante quatorze anos, até 1987. Engajada no ativismo cultural e literário, criou, em 1988, o Jornal Alternativo Amanhecendo, de circulação nacional, com o intuito maior de eleger Mario Ouintana, o "Príncipe dos Poetas Brasileiros". Publicou "Folhas Soltas", em 1976 e "Janela Azul", em 1988, ambos do gênero Poesia. Sócia ativa da Casa do Poeta Rio-grandense. Ocupa a Cadeira Nº 30, na Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, cujo patrono é Mario Ouintana. obteve o primeiro lugar no concurso da cidade de Porto Alegre em 1991 e 1995; Hugo Brito, em 1992 e de Trovas, no Paraná, em 1994. Colaborou nos jornais Gazeta de Alegrete, Fluminense do Rio de Janeiro; Diário de Notícias de Chapecó Santa Catarina. Participou em: Todos cantam a sua terra, em 1983; Jubileu de Prata, da CAPORI, 1989; ABC da criatividade e autores gaúchos, em 1990; Poeta mostra tua cara, em 1992; Mulher poeta, em 1993, entre outros. Publicou Folhas Soltas, em 1976; e Janela Azul, em 1988 (poesias); Aquarela dos Anjos, em 2009. Tem diversos prêmios em literatura e pintura.


2ª OCUPANTE: ANA REGINA BUENO PORTO *22.02.1966, Porto Alegre/RS.
 

CADEIRA Nº 31
PATRONO: ANTÔNIO BRASIL MILANO *02.05.1913, Alegrete/RS +10.08.1973, Alegrete/RS.

1º OCUPANTE: JOÃO JOSÉ D'AZEVEDO D'ASSUMPÇÃO nasceu em 12 de agosto de 1933, em Jaguari/RS; e faleceu em 24 de janeiro de 2011, em Porto Alegre/RS. Jornalista, escritor e comissário de policia. Publicou seu livro solo "Pedaços de Outono" em 2001, pela Ed. Martins Livreiro. Membro Efetivo da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira Nº 31, Patrono Antônio Brasil Milano. Foi 1º Tesoureiro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS; Diretor do Jornal da UGAPOCI; Sócio e Colaborador da Casa do Poeta Rio-Grandense; e integrante do Grupo de Poetas del Mundo. Tem participação em várias antologias e coletâneas nacionais e internacionais. Poeta e escritor ímpar, que demonstrava intensa sensibilidade literária, respeito e admiração por coisas simples e naturais, tal qual doçura e fraternidade nos gestos e nas ações, aspectos que, certamente,são responsáveis pela sua empatia e pelo sucesso da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, entidade da qual se orgulha de fazer parte. Sua amizade e companheirismo conferiram ao GRUPO um caráter singular. Seus versos são símbolos e imagens de vivências místicas e sensoriais passíveis de serem evocadas e sugeridas por meio de harmonias entre sons, perfumes e cores que nos permitem uma leitura prazerosa e fascinante, transcendendo o imediato e o material para revelar o mistério, o vago e o oculto da vida interior. 


2º OCUPANTE: DÉCIO DE MOURA MALLMITH nasceu em 28 de maio de 1958, em Porto Alegre/RS. Filho de João Otto Mallmith e Almerinda de Moura Mallmith. Tem Graduação em Física - UFRGS; Especialização em Psicopedagogia - CFCH – Ministério do Exército & UFRJ; Mestrado em Sensoriamento Remoto - CEPSRM/UFRGS; Bacharel em Direito – UniRitter; Especialização em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática – Ulbra. Foi Funcionário Público Estadual (Perito Criminalístico – Aposentado); Professor de Criminalística, Física, Matemática e Matemática Financeira. Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Teófilo Otoni/MG; e da Academia de Letras e Artes de Fortaleza. Fortaleza/CE; Sócio Fundador, Editor do Boletim Informativo, Membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da Associação dos Papiloscopistas do Rio Grande do Sul; Sócio Fundador da União Gaúcha dos Policiais Civis. Fez parte da Diretoria de várias Entidades: Associação de Criminalística do RS; União Gaúcha dos Policiais Civis; Associação Brasileira de Criminalística. É detentor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, dentre eles: Diploma de Honra – 2º lugar no Concurso “Leve um Poema para a Feira”. Realização Editora UniRitter e Centro Universitário Ritter dos Reis. Porto Alegre, 2007; Menção Honrosa – Classificação na I Antologia Internacional de Poesia “Mares Diversos, Mar de Versos”. Rio de Janeiro, 2007; Medalha – 3º Lugar no II Concurso Literário “Outras Histórias da Polícia Civil”, promovido pela ACADEPOL. Porto Alegre, 2008. Também desenvolve atividades artísticas voltadas à Pintura e à Música. Coprodutor do disco “Juntos” – Nelson Coelho de Castro (Primeiro disco gaúcho independente), 1981; autor do Quadro a óleo “A Ponte” – Escolhido como capa da antologia homônima publicada pelo Clube Amigos de Letras, Barra Bonita/SP, 2007.


3ª OCUPANTE: ANTONIA NERY DOS SANTOS VANTI *16.02.1938, Santiago/RS.


CADEIRA Nº 32
PATRONO: VICTOR MATHEUS TEIXEIRA *03.03.1927, Rolante/RS +04.12.1985, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: VICTOR MATHEUS TEIXEIRA FILHO nasceu em 14 de fevereiro de 1941, em Porto Alegre/RS. (Teixeirinha Filho) Teve seu aprendizado de violão ainda na infância. Aos doze anos de idade escreveu sua primeira trova, oito estrofes muito bem rimadas, influência de seu pai. Já na juventude mostrava-se um músico bastante eclético, tocava em festinhas, aniversários, músicas de todos os estilos, além das músicas do seu pai, outros sucessos da época. Formou-se em Engenharia Mecânica nos anos 80. Em 1991, passou a dedicar-se integralmente à música, gravando seu primeiro disco pela RGE, interpretando músicas de seu pai, Teixeirinha, disco este que ficou colocado entre os três melhores na categoria Regional, concorrendo ao prêmio Sharp em 1993. Em 1995, lançou seu segundo CD "Gauderiada" com a maioria das composições de sua autoria. Participou do disco "Teixeirinha Canta com Amigos", com a música "Meu Velho Pai", onde também participaram grandes nomes da música gaúcha. Gravou seu terceiro CD em 1998/99, pela gravadora Acit, cujo título "História de Amor". Em dezembro de 2000, foi homenageado com o título de "Cidadão do Município de Santo Antônio da Patrulha" onde seu pai Teixeirinha também foi agraciado com esta mesma homenagem, recebeu o "Troféu Destaque Estadual" da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul em 24 de setembro de 2001, também em dezembro de 2001 é mais uma vez homenageado com o título de cidadão do Município de Taquara/RS. Teixeirinha Filho é um dos músicos gaúchos mais consagrados do Estado e fora dele, onde trilha o caminho de sucesso do pai.


2ª OCUPANTE: BEATRIZ TERESINHA BALZAN BARBISAN * 08.10.1950, Nova Araçá/RS.

CADEIRA Nº 33
PATRONO: ALDO LOCATELLI *18.08.1915, Bérgamo/IT +03.09.1962, Porto Alegre/RS.

 

1ª OCUPANTE: MARLENE DA SILVA CAFRUNI nasceu em 10 de abril de 1945, em Passo Fundo/RS. Iniciou sua trajetória há muitos anos, fazendo cursos de óleo sobre tela, porcelana, aquarela e desenho. Tem formação artística em: Óleo sobre tela: Mestres Dora Reis, Iara Burle, Ildemar Florêncio (Dimas), Alexandre Reider, Álvaro Lima e Ronaldo Bonner; Porcelana: Mestres Fausta Langler, Rose Borges, Vera Soares, Ildemar Floêncio (Dimas), Fredi Toledano, Wakao, Watanabe e Gerardo Otero; e Aquarela: Mestres Nathaniel Guimarães, Namura, Norberto Story, Isabel Marroni e Laky Gatty. Participou do Stúdio Escola de Desenho e Atelier Livre da Prefeitura Municipal. Em 1980, abriu seu atelier, no Bairro Ipanema, Praça Senador Alberto Pasqualini, 117, em Porto Alegre/RS, onde ministra oficinas nestas técnicas. Detentora de vários prêmios como poetisa, com participação em antologias e coletâneas nacionais e internacionais. Seu trabalho vem sendo mostrado em solo nacional e estrangeiro, tendo passado pela Inglaterra, Áustria, Itália, EUA, França e Canadá. Ocupa a Cadeira N° 33, Patrono Aldo Locatelli, renomado pintor de artes sacras, na Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS. Tem participação em várias revistas de artes e, em seu atelier, ministra cursos de pintura artística. Faz parte da Associação Gaúcha de Pintura Artística (AGAPA), desde sua fundação, em 1991, tendo exercido a Vice-Presidência, Tesouraria, Conselho Deliberativo e responsável pelo Departamento de Aquarela.
 

2ª OCUPANTE: MARIA DE LOURDES SCHENINI ROSSI MACHADO *10.08.1995, Ponta Grossa/PR.


CADEIRA Nº 35
PATRONO: AUGUSTO DE CARVALHO RODRIGUES DOS ANJOS *20.04.1884, Cruz do Espírito Santo/PB +12.11.1914, Leopoldina/RJ.


1º OCUPANTE: JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA GONÇALVES nasceu em 27 de janeiro de 1947, em Bagé/RS, cursou Primário, Ginásio e Científico, em sua terra natal. Há 41 anos mora em Porto Alegre/RS, onde cursou Letras: Português, Francês e Literaturas, e, posteriormente, Comunicação Social [Jornalismo] – ambos na PUCRS. Lecionou, por mais de 30 anos, em escolas públicas estaduais, na Capital. Literato, é poeta, escritor, trovador, cronista, ensaísta, palestrante. Premiado em inúmeros certames literários nacionais e internacionais. Publicado em uma centena de antologias, coletâneas e seletas – além de agendas, jornais e revistas. Agraciado com a Comenda Stella Brasiliense e com a Medalha Jorn. Hipólito José da Costa, ambas pelo Grupo Brasília de Comunicação – Brasília/DF. Membro-Fundador da Academia de Estudos e Pesquisas Literárias, Brasília/DF, Cadeira nº 8, sob a Patronímia de Mario Quintana; Secretário da Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI”/ALPAS XXI - Cruz Alta/RS; Sócio da Associação São Luizense de Autores/ASAS – São Luiz Gonzaga/RS; Titular da Cadeira 082, Patronímia de “Rafael Pompilho Flores”, da Área de Letras do Colegiado Acadêmico do Clube de Escritores de Piracicaba – Piracicaba/SP; Membro da Confraria dos Poetas/BR; Conselheiro da Casa do Poeta Rio-Grandense – Porto Alegre/RS; Sócio do Grêmio Literário “Castro Alves”, Porto Alegre/RS; 1º Secretário da Academia de Artes, Ciências e Letras “Castro Alves” – Porto Alegre/RS – onde, em 22 de maio de 2004, em Sessão Solene, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, foi empossado na Cadeira de nº 35, sob a Patronímia de Augusto dos Anjos. Filho de José Faustino Gonçalves da Silva e de Adelaide Oliveira Gonçalves, é casado com Maria Olimpia Salerno Gonçalves e tem as filhas Karina [Socióloga] e Candice [Bióloga].


2ª OCUPANTE: NILZA DE JULY DA COSTA E SILVA *10.12.1947, Porto Alegre/RS.
 

CADEIRA Nº 36
PATRONESSE: CHEILA STUMPF *17.03.1945, Santa Cruz do Sul/RS +06.08.2003, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: ALZIRA DORNELLES BÁN nasceu em 21 de setembro de 1928, em Cruz Alta/RS; e faleceu em 14 de setembro de 2017, em Porto Alegre/RS. Bióloga com Mestrado em Botânica Sistemática. Foi Diretora do Colégio Estadual D. Henrique e publicou pela Editora Salina “A Nova Escola - Gerência Científica”. Foi quatro vezes presidente da ASSAMED - Associação de Amigos e Moradores do Bairro Menino Deus. Fundou, em 1990, o Jornal da Entidade e a Biblioteca Comunitária General Vedo Blauth. Realizou a construção da Sede da ASSAMED, em 1995. Poetisa e escritora, participou de diversas coletâneas, sendo sócia de várias entidades, entre as quais o Grêmio Literário Castro Alves, a Casa do Poeta Rio-grandense, o Partenon Literário e da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira Nº 36, Patronesse Cheila Stumpf, em 17 de julho de 2004. Em todas as Entidades, que fez parte, exerceu cargos diretivos. Foi quatro vezes Presidente da ASSAMED.


2ª OCUPANTE: ELIANE TONELLO *31.10.1972, Rondinha/RS.
 

CADEIRA Nº 37
PATRONESSE: CECÍLIA MEIRELLES *07.11,1901, Rio de Janeiro/RJ +09.11.1964, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: TÂNIA ROSSI nasceu em 08 de novembro de 1948, em Porto Alegre/RS. Filha de Walter Rossi e Ieda Lautert Rossi. Licenciada em Letras pela Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, de Porto Alegre/RS. Participa de várias antologias e coletâneas nacionais e internacionais. Foi Secretária Geral da Casa do Poeta Rio-grandense (1998-2001); Secretária Nacional da Sociedade de Cultura Latina no Brasil (2001-2003); Membro Efetivo do Conselho Consultivo Deliberativo da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves (2003), Cadeira 27, Patronesse Cecília Meireles; Jurada dos Concursos da Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI” – ALPAS XXI, de 1999 a 2003; 1ª Secretária do Instituto Cultural Português, de Porto Alegre/RS (2005-2008); 1ª Secretária da AJEB -Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (2005-2009). É Vice-Presidente da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (2008-2009); Diretora Social da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS (2008-2012); Membro Efetivo da Academia Literária Feminina – ALF/RS; Sociedade Partenon Literário, Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores – AVSPE, Balneário Camboriú/SC, e Associação Internacional dos Poetas del Mundo. Tem dois livros publicados de contos, crônicas e poesias. Em 2003, lançou “Luzes Interiores”, na 49ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS; 2008, “As Portas Largas da Fronteira”; e, 2012, “Hóspedes do Tempo”. Pertenceu ao grupo de autores da Revista Caosótica, editada por António Soares, Edições. Caravelas. A leitura é seu maior lazer; a escrita, seu maior prazer! Tem participação em inúmeras Antologias e Coletâneas Cooperativadas Nacionais e Internacionais.


2ª OCUPANTE: MARIA HELENA RAMALHO ZACHER *09.11.1950, Bagé/RS.
 

CADEIRA Nº 38
PATRONESSE: CELESTE MARIA MASERA LOURENÇO *17.03.1929, Porto Alegre/RS +07.06.1998, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: MIGUEL KOPSTEIN RUSSOWSKY é filho de Jacob Russowsky e de Eva Russowsky, nasceu em 21 de junho de 1923, em Santa Maria/RS, e faleceu em 03 de outubro de 2009, em Joaçaba/SC. Casou-se com Vitória Toaldo Russowsky e teve quatro filhos: Leila Brunoni, June Braganholo, Miguel Igôr Russowsky e Silvia Herter. Cursou o primário na Escola São José, em Jaguari e o secundário no Colégio Estadual Santa Maria (Maristas), entre 1933 e 1940 (pré-médico). Em 1940, entrou na medicina UFRGS e formou-se em 1946, aos vinte e três anos em Porto Alegre/RS. Exerceu clínica e cirurgia geral durante os últimos 50 anos de profissão, sempre pela medicina livre, sem vínculos empregatícios. Em 1962, iniciou a construção do Hospital São Miguel, onde trabalhou até o ano de 2006. Seu hobby era a poesia, um moço poeta. A inspiração emprestava ao corpo a necessária saúde; e, esse, oferecia à arte o tonificante dom do verso imbatível. Nestes tempos de desvairo e atropelos, mesmo um jovem versejador sentia-se, por momentos, um vulcão com temores de súbita extinção. Medos passageiros, pois poucos sentimentos quanto a Cantares de um vulcão quase extinto. Em grande parte de sua obra, abate-se sobre o poeta a tristeza da perda da filha June, sua parceira de versos. O tom elegíaco e ferido respira fundo e toma-se de alívio. Miguel Russowsky, o qual era sonetista e trovador. Ao longo de sua caminhada literária conquistou inúmeros prêmios. Integra várias Entidades Literárias, entre elas, a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, onde ocupava a Cadeira 38, que tem como PATRONESSE, a poetisa Celeste Maria Masera Lourenço, fundadora da Academia. 

 

2º OCUPANTE: ALCIONE SORTICA nasceu em Cachoeira do Sul/RS, em 17 de dezembro de 1935; e faleceu em 29 de outubro de 2021, em Porto Alegre/RS. Filho de Antônio Osório Sortica e Maria Luiza da Trindade Sortica. Em janeiro de 1967, transferiu residência para a Capital, onde exerceu atividade contábil na Empresa Ernesto Neugebauer S.A. Em 1968, tomou posse na, hoje, Secretaria da Receita Federal, no cargo de Agente Fiscal de Imposto de Renda, atual Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. Grande parte dos 22 anos de serviço público foi exercido em serviço de processamento de dados, como Chefe de Seção. Em Porto Alegre/RS, graduou-se Bacharel em Ciências Contábeis, na UFRGS, 1974. Aposentado, em 1990, ingressou no Curso Técnico de Transações Imobiliárias, no SENAC. Daí parte para a música - violão, três anos e, após, pintura a óleo, mais três anos. Nesse ano, a literatura começou a tomar forma. A primeira poesia “Raio de Luz”. Uma desengavetada, outros foram surgindo: contos, poesias, crônicas. Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense - CAPORI, da qual fez parte da Diretoria como Membro do Conselho e do Departamento de Tradições Gaúchas; Cônsul de Auxiliadora/Porto Alegre/RS, do Movimento Poetas del Mundo; Coordenador da área de Cultura do Núcleo do Proyecto Cultural Sur/Brasil de Porto Alegre/RS; 1º Secretário do Instituto Cultural Português, de Porto Alegre/RS; Um dos “15 Renascidos” Fundadores da “CAOSÓTICA”, Revista Trimestral, abril/2005. Publicou contos, poesias e crônicas. Tem participações em Revistas, Jornais, Antologias e Coletâneas Cooperativadas Nacionais e Internacionais. Conquistou valiosos prêmios, dentre eles: 1º lugar no 8º Concurso Estadual de Contos Pérola da Lagoa, de São Lourenço do Sul/RS; 1° lugar no 11° Concurso Prêmio Missões, da Igaçaba Produções Culturais, de Roque Gonzáles/RS; 1º lugar no 9º Concurso Estadual de Contos “Pérola da Lagoa” de São Lourenço do Sul/RS; 1º lugar no 12º Prêmio Missões, da Igaçaba Produções Culturais, de Roque Gonzáles/RS; 1º lugar - Crônica “Cabelos de milho” - 1º Concurso Literário Internacional Planície Costeira, de São José do Norte/RS.


3º OCUPANTE: CAIO GRACO MASERA LOURENÇO *30.05.1966, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 39
PATRONO: JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO *14.07.1929, Porto Alegre/RS *09.07.1999, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: MARINÊS BONACINA nasceu em 07 de julho de 1964, em Porto Alegre/RS. É profissional de Comunicação, Ativista Cultural. Poeta. Associativista por vocação tem prestado inestimáveis serviços ao movimento literário, veiculando matérias nos jornais literários. Presidente da CAPORI - Casa do Poeta Rio-grandense - Gestão 41º anos 2005-2006. Gestão 42º 2006-2007. Apresentadora do Sarau poético Musical, Cafezinho Poético, da CAPORI. Acadêmica, Cadeira Nº 39, Patrono Jornalista Jorge Alberto Mendes Ribeiro, empossada em 22 de novembro de 2003, na Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS; Acadêmica, pela ALMURS - Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul, realizando a pesquisa histórica do município de Pouso Novo em 25 de novembro/2004. Exerceu o cargo de Vice-Presidente e Diretora de Imprensa da AJEB-Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Gestão/2004/2006. Sócia, exerceu o cargo de Diretora de Divulgação. Jurada de vários eventos culturais entre eles: Agência de Manequim e Modelos YOUNG, com sede em Porto Alegre/RS e filial em Alvorada. Jurada do Primeiro Encontro de Causos do RGS 2002. Participação em mais de cinquenta Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais. Detém vários prêmios literários, entre eles, Medalha Cultural Brasil 500 anos / Brasília-DF, em 1999. Medalha Mario Quintana de Literatura – Porto Alegre/RS. Medalha de Ativismo Cultural 2003. Medalha Nelson Fachinelli/06. Troféu Prata da Casa do Poeta.


2ª OCUPANTE: NETY MARIA HELERES CARRION *02.11.1938, Triunfo/RS.

ACADÊMICOS CORRESPONDENTES

CADEIRA Nº. 03
PATRONO: RAMIRO BARCELOS (AMARO JUVENAL) * 23.08.1851, Cachoeira do Sul/RS +28.01.1916, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: CONDORCET ARANHA nasceu em 29 de janeiro de 1940, em São Gonçalo/RJ; e faleceu em 19 de novembro de 2010, em Joinville/SC. Escritor e Poeta; Pesquisador Científico - Nível VI, aposentado pelo Instituto Agronômico de Campinas/SP, Governo do Estado de São Paulo. Doutor em Ciências, pela Universidade Estadual de Campinas/SP – UNICAMP. Farmacêutico-Químico, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / RJ. Publicações Científicas em livros e conceituadas revistas, boletins e periódicos científicos. Publicações literárias em dezenas de antologias. Premiações em concursos literários a nível nacional e internacional. Livros solo: “Versos Diversos” poesias 2001, “Histórias do famaliá” contos/crônicas 2003, “Sonhos ou Verdades”, contos/crônicas 2006. Membro Titular da Cadeira n° 25, Colegiado Acadêmico, nas Áreas de Letras e de Ciências do Clube dos Escritores de Piracicaba São Paulo, Brasil. Membro no Grau Superior da Ordem da Sereníssima Lyra de Bronze, Porto Alegre / Rio Grande do Sul. Brasil. Academico da Accademia Internazionale Il Convívio, Castiglione di Sicília, Itália. Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras / Espirito Santo. Brasil. Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense, São Luiz Gonzaga/ Rio Grande do Sul. Brasil. Membro Correspondente da Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes – APLA – Paraná. Brasil. Membro Correspondente da Casa do Poeta Rio Grandense, Porto Alegre/RS. Brasil. Sócio Honorário da Associazione Culturale ZACEM, Città di Savona, Itália. Delegado da ALPAS XXI – Associação Artística e Literária Palavras do Século XXI, de Cruz Alta/RS, no estado de Santa Catarina/RS. Sócio da APPERJ – Associação dos Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro/Brasil. World Poets Society – A Literary Organization for Contemporary Poets from all around the World. Grécia. Cônsul em Joinville/SC dos Poetas Del Mundo.


2º OCUPANTE: PAULO LUÍS PENCARINHA DE MORAES *04.01.1955, Pelotas/RS.


CADEIRA Nº 06
PATRONESSE: LILA RIPOLL *12.08.1905, Quaraí/RS +07.02.1967, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: LÍGIA ANTUNES LEIVAS nasceu em 07 de janeiro de 1944, em Pelotas/RS; e faleceu em 29 de janeiro de 2013, em Pelotas/RS. Ex-presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, Diretora Cultural do Centro Literário Pelotense, Consulesa dos Poetas del Mundo em Pelotas. Acadêmica do Clube dos Escritores de Piracicaba, (OS) e Delegada Regional do mesmo no RS; Mérito Cultural da entidade em 1999. Debatedora na Mesa dos Escritores Luiz Antonio de Assis Brasil, Lígia Boyunga, Lya Luft e Escritores Pelotenses na 1ª, 3ª, 4ª e 5ª Jornada Cultural de Pelotas. Oradora Oficial da 32ª Feira do Livro de Pelotas. Delegada do Portal de Escritores Luso-Brasileiros CEN (Portugal) no RS e Mérito Cultural do mesmo em 2006. Delegada da ALPAS XXI em Pelotas. Mérito Cultural do Club Pan-Americano “Eng. Enrique Salazar Cavero”, Rotary Pelotas Norte, de 2003 a 2006. Professora Emérita em Extensão, Universidade Federal de Pelotas de 1994 a 2004, recebeu a Medalha de Mérito do Fórum da Cultura, RJ/RJ. Graduada em Letras e Direito; pós-graduada em Língua Portuguesa. Revisora, professora. Antologista, oficineira. Integrante do Conselho Editorial da UFPEL e da ASBL. Graduada em Letras e Direito; pós-graduada: Língua Portuguesa. Mérito em Extensão - UFPEL (revisora na EGU). Revisora. Antologista. Oficineira. Professora aposentada pela UFPel. Integrou: a Academia Sul-Brasileira de Letras; a CAPORI e Acad. Castro Alves (Porto Alegre); ALPAS21-Cruz Alta; ARL- Rio Grande; do CEN-Portugal e CEP- Piracicaba, SP (delegada); dos Poetas Del Mundo (consulesa). Centro Literário Pelotense, de Pelotas. Autora de oito livros (prosa e verso). Foi uma educadora que marcou a vida de muitos alunos na cidade de Pelotas.


2ª OCUPANTE: CERES MARYLISE REBOUÇAS DE SOUZA *07.09.1946, Ubaitaba/BA.


CADEIRA Nº 11
PATRONO: RAUL BOPP *04.08.1898, Santa Maria/RS +02.06.1984, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: MARINA GUTMAN TOSTA PARANHOS nasceu 31 de agosto de 1933, São Luís/MA; faleceu em 21 de junho de 2025, no Rio de Janeiro/RJ. Filha de Amélia Gutman e Jayme Gutman. Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal, atual UERJ, em 1955; Doutora em Letras e Livre Docente em Teoria Literária pela PUC–RS; Professora Titular em Literatura Portuguesa na UFRJ e na UGF - Universidade Gama Filho; Coordenadora da Área de Teatro do NAAC – Núcleo de Artes e Cultura da UGF; Participou de vários cursos no Real Gabinete Português de Leitura e de congressos no Brasil e no exterior. Foi Professora Titular de Literatura Comparada no Centro Universitário Celso Lisboa, 1979 a 1989; Professora Titular de Literatura Portuguesa na UGF, 1980 a 1998; Professora Titular do Teatro Oficina Literária, na UGF, 1981 a 1998; Professora Titular na Faculdade de Letras da UFRJ, 1985 a 1993. Participou de Congressos e Seminários Internacionais no Brasil e no Exterior; Membro Titular da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Cadeira nº 28, Patronímica de Vinicius de Moraes; Sócia fundadora da Associação de Professores de Literatura Portuguesa do Estado do Rio de Janeiro; e da Associação Brasileira de Literatura Comparada. No decorrer de suas atividades, recebeu inúmeros prêmios e condecorações: Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos relevantes serviços prestados à cultura e à arte de nosso País (Cf. Diário da Câmara no 187 de 19/11/1987, pág. 14); Medalha Oskar Nobling, conferida pela sociedade brasileira de Língua e Literatura, pelos relevantes serviços prestados à causa do ensino e da pesquisa científica, nos domínios da Linguística, Filosofia e da Literatura, 1995. Tem publicado vários artigos em revistas especializadas e o livro “Literatura Comparada - Manual Didático para Faculdade de Letras”, Publicação do Autor, Rio de Janeiro, 1980. 

 

2ª OCUPANTE: ELAINE SANTOS *02.03.1964, Restinga Seca/RS.


CADEIRA Nº 12
PATRONO: MÚCIO SCEVOLA LOPES TEIXEIRA *13.09.1857, Porto Alegre/RS +08.08.1926, Rio de Janeiro/RJ.


1º OCUPANTE: TRISTÃO ALENCAR PEREIRA OLEIRO nasceu em Valparaiso/SP, em 09 de outubro de 1946; e faleceu em Pelotas/RS. Foi funcionário municipal, contador, tecnólogo em Gestão Pública, Professor, Escritor e Poeta. Possui contos, poesias e prosas premiadas pelo Centro Literário Pelotense (CLIPE) Pelotas/RS, Academia Sul Brasileira de Letras (ASBL) Pelotas/RS, Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI), de Porto Alegre/RS, Centro de Escritores Lourencianos (CEL), de São Lourenço do Sul/RS, Editora PorArt (Volta Redonda-RJ) e CBJE – Câmara Brasileira de Jovens Escritores (Rio de Janeiro-RJ). Presidente da CBC – Casa Brasileira de Cultura (2008-2010), de Pelotas/RS, Membro Acadêmico Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, Cadeira Nº 12, Patrono Múcio Scevola Lopes Teixeira (Porto Alegre/RS, 2009) e Membro Correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras- ARL (Rio Grande/RS, 2009). Recebeu o Título de Cidadão Pelotense (Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Pelotas/RS, 2005), o Brasão da Academia Pelotense de Letras (APelL, 2005), a Medalha do Mérito Tradicionalista João Simões Lopes Neto (Movimento Tradicionalista Gaúcho / 2008), além de várias menções honrosas por participação em concursos literários. Publicou dois livros editados pela Editora e Gráfica Universitária da UFPEL: Crônicas, Contos e Poesias lançado na 35ª Feira do Livro de Pelotas em outubro de 2007 e Crônicas da Cidade lançado em julho de 2009, durante a Semana de Pelotas. Publicou poemas e crônicas em jornais de Pelotas.


2º OCUPANTE: PEDRO DE QUADROS DU BOIS nasceu em 16 de outubro de 1947, em Passo Fundo/RS; e faleceu em 06 de abril de 2021, em Joinville/SC. Filho de Lenita de Quadros Du Bois e Sylvio Giffoni Du Bois. Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo/RS, 1967/1971; Funcionário do Banco do Brasil S.A., 1969/1997; aposentado desde dezembro de 1997; Casado com Tânia Regina Du Bois, contista, capista, revisora, 01.02.1975. Começou a escrever de forma sistemática no final de 2001. Publicou: "Tristeza"; "Mínimo e a Menor Parte" (Proj. Passo Fundo, 2018). Poesia: Edições caseiras, como editor-autor; Entre outros: A Casa das Gaiolas (2005); A Luz Despossuída (2005); A Recriação da Mágica (2005); A Ausência Inconsentida (2005); A Leveza do Traço (2005); Amares (2005); As Pessoas Nominadas (2005); Breves Gestos (2005); Cotidianos (2005); Flores & Frutos (2005); Livro da Tânia (2005); O nascer dos Ares e dos Pássaros (vol. I e II, 2005); Passagem Plural (2005); Retratos (2005); Tantas Máscaras (2005); A Diferença entre os Dias (2006); Aprendendo a Voltar (2006); Desenredos (2006); Os Cães que Latem (2006); Pequenos Escritos (2006); Júlia (2006); (A) Mostra (2007); Comportadas Razões (2007); Liberdade – Elas (2007); O Livro Fechado (2007); Luísa (2008); A Configuração do Acaso (2008); A Palavra do Nome (2008); Algumas Palavras (2008); O Coletor de Ruínas (2008); Sempre Mulher (2008); A Concretude da Casa (2009); Desnecessidades Reentrâncias & Alguns Reingressos (2009); A Obra Nua (2009); A Necessária Partida (vol. I e II, 2010); O Dia (A) Final (2010); O Homem em Curva (2012); A Personificação na Máscara (2012); Rudimentos (2012); Palavras Desenhadas (2013); O Descrédito e o Vazio (2014); O Quadro e a Moldura (2014); A Densidade do Silêncio (2014); Primeiro Exercício (2015); Laranja em Gomos (2015). 

 

3º OCUPANTE: JAIRO SCHOLL COSTA *19.02.1952, São Lourenço do Sul/RS.


CADEIRA Nº 13
PATRONO: AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO *01.08.1898, Tupanciretã/RS +22.02.1959, Santiago do Boqueirão/RS.


1º OCUPANTE: PAULO DOMINGOS DA SILVA MONTEIRO (PAULO MONTEIRO) nasceu em Passo Fundo, no dia 26 de setembro de 1954, em Santo Antão/RS. Seu pai, funcionário do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – foi transferido para Ernestina, onde morou durante alguns meses. A divulgação de seus poemas despertou a atenção de outros jovens escritores, com os quais se integrou, fundando em 29 de julho de 1971, o Grupo Literário “Nova Geração”, que manteve intensa atividade cultural, através de publicações em O Nacional e Diário da Manhã, manutenção de programas de rádio, e a edição da revista Presença, daquele grupo de jovens escritores. Em 1977, ingressou na Prefeitura de Passo Fundo, indo trabalhar no setor de Cadastro da Secretaria Municipal da Fazenda. Em 1986, liderou o movimento que culminou com a fundação da UAMPAF – União das Associações de Moradores de Passo Fundo -, em 24 de maio daquele ano, sendo eleito seu secretário-geral para o biênio 1986/l988. Apoiou a manutenção da Empresa Municipal de Transportes Urbanos, criada no governo Dipp/Salton, quando, em seu primeiro governo, Osvaldo Gomes tentou fechá-la. Foi um dos fundadores do SINFERS – Sindicato dos Funcionários das Escolas Públicas Estaduais –, sediado em Porto Alegre, do qual foi vice-presidente e conselheiro. Descontente com a política oportunista daquele sindicato, atualmente, participa de todas as mobilizações e atividades, a nível local e estadual do CEPRS – Sindicato. Efetuou uma profunda reforma estatutária, restabelecendo a confiabilidade na Academia, depois de longos anos de isolamento comunitário.


2ª OCUPANTE: DARIELY MARIA CABRAL DE BARROS GONÇALVES * 15.05.1965, Porto Alegre/RS.


CADEIRA Nº 18
PATRONO: JOÃO JOSÉ D'AZEVEDO D'ASSUMPÇÃO *12.08.1933, Jaguari/RS +24.01.2011, Porto Alegre/RS.

1ª OCUPANTE: EZI TERESINHA ASSUMPÇÃO nasceu 26 de maio de 1939, em Jaguari/RS; e faleceu em 03 de outubro de 2022, Rosário do Sul/RS. Filha de Alfredo F. Assumpção e Maria Baselicia Azevedo. Assumpção. Aos sete anos foi para Santa Maria com a família. Desenvolve desde a adolescência uma relação especial com a poesia. No Secundário, no Colégio Manuel Ribas (MANECO), participou de concursos de contos e poesias, onde obteve o 1º lugar com o conto "Joana". Formada pela Universidade Federal de Santa Maria em 1971, fez residência em Pediatria. Ezi Assumpção veio para Rosário do Sul, onde exerceu sua profissão desde 1973, como Pediatra e Clínica Geral pela Prefeitura. Mediante concurso passou e ser Pediatra do INPS, foi Chefe do Serviço de Pediatria do HCNSA e Médica Coordenadora do Serviço de Acidente de trabalho da Agencia do INANPS de 1985 a 1987, neste período foi médica do Centro de Saúde quando implantou a descentralização do atendimento médico criando três postos de saúde nos Bairros de Rosário do Sul. Em 1987, mediante Concurso Público foi nomeada Médica Auditora do Ministério da Saúde, cargo exercido até sua aposentadoria. Nesta época fundou a CIMS Comissão Institucional de Saúde da qual foi Presidenta, criando juntamente com o Dr. Agripino A. Oliveira e Drª Teresinha Zandei um Plano de Saúde para o Município. Participou de vários cursos extracurriculares dentro da área de Saúde Pública. Em 2000, atuou como Médica plantonista no HCNSA onde encerrou sua vida profissional, e um de seus últimos trabalhos foi a participação no Programa de Controle da Tuberculose em Rosário do Sul/RS. Atuando nesta área fez curso de capacitação no Hospital Partenon em POA, visitando as famílias dos portadores e possíveis contaminados, serviço inédito e de muito sucesso. Tem poemas publicados em jornais locais, na Zero Hora e na Revista SIMERS/Porto Alegre e na UNIMED de Sant'Ana do Livramento. Foi sócia da Associação Médica de Rosário do Sul e da Associação Brasileira de Médicos Escritores.


2ª OCUPANTE: EDITT SCHIMANOSKI DE JESUS *27.07.1953, Redentoura/RS.
 

CADEIRA Nº 19
PATRONO: CONDORCET ARANHA *29.01.1940, São Gonçalo/RJ + 19.11.2010, Joinville/SC.


1ª OCUPANTE: SÔNIA MARIA DITZEL MARTELO nasceu em Ponta Grossa, em 18 de junho de 1943; e faleceu em Ponta Grossa/PR, em 16 de setembro de 2016. Filha de Paula Canto e Heitor Ditzel; casada com o Professor e Economista Silvino Martelo. Graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa no Curso de Letras-Português - Inglês, Licenciatura Plena; Pós-Graduação em Língua Nacional e Língua Estrangeira Moderna (Inglês), além de contar com numerosos Cursos de Extensão Universitária, principalmente na Área de Literatura. Professora Aposentada pelo Magistério Estadual no Ensino Médio. Em 03 de setembro de 1993, juntamente com outros intelectuais: artistas plásticos, literatos, poetas, atores de teatro, dançarinos e diversas representações artísticas, fundou a APLA - Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes, Ponta Grossa/PR, tendo sido eleita sua primeira Presidente e reeleita por mais oito vezes consecutivas, cargo que exerce atualmente. Formada em Língua Italiana pela Società Dante Alighieri, Comitato de Curitiba/PR. Pertenceu a muitas Entidades Culturais e Artísticas do país e do exterior. Compositora, em 1998, da letra do Hino Oficial da Munchen Fest, em parceria com o Cantor Silvio Prandel. Entre outras importantes honrarias, em 2010, conquistou o 2º lugar no Concorso Interrnazionalle di Poesia, em Salerno/Itália; além de ter ingressado na Academia Paranaense da Poesia, de Curitiba/PR, na qualidade de Sócio Correspondente. Em 2011, recebeu Destaque “Mulheres Notáveis - Troféu Cecília Meireles”, em Itabira/MG. Em maio de 2011, foi homenageada no Centro de Letras do Paraná em uma iniciativa da União Brasileira de Trovadores - Seção de Curitiba/PR, por ter sido Vencedora do Concurso da Letra do Hino à Bandeira da UBT.


2ª OCUPANTE: ELZA PINTO ALEMÃO * 24.06.1940, Curvelo/MG.


CADEIRA Nº 20
PATRONO: EDUARDO GASPAR DA COSTA GUIMARÃES * 30.03.1892, Porto Alegre/RS +13.12.1928, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: SOCORRO LIMA DANTAS nasceu a 02 de setembro de 1955, em Recife/PE; e faleceu em 22 de março de 2022, em Recife/PE. Pedagoga e Advogada, escritora, mas exercendo a profissão de advogada, e nas horas vagas, preservava um tempo para escrever, porque não saberia transpor os seus sentimentos apenas fitando-te no espelho. Sentia grande necessidade de “falar comigo mesma”, através da composição. Casada, três filhos, e uma netinha. A sua trajetória literária teve início na minha adolescência, tempo em que já rabiscava os meus “sonhos”, e sentia desabrochar uma alma sonhadora e poética, acreditando que um dia germinaria em algum lugar deste planeta, tudo aquilo que residia “dentro de mim”. Era sócia efetiva da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil – ONE, Nº 479; do Movimento Poético Nacional - MPN, Nº 776, onde exerceu a função de Delegada em Pernambuco; da Associação Portuguesa de Poetas, Nº 667; da Casa do Poeta “Lampião de Gás”, em São Paulo, Nº 978; integrante da equipe diretiva da ALPAS - Associação Artística e Literária "A Palavra do SéculoXXI", de Cruz Alta/RS, onde exerceu o encargo de Delegada em Pernambuco. Membro Efetivo da AVSPE – Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, exercendo o posto de Assessora Jurídica; Membro de “Os Confrades da Poesia”, de Amora/Portugal. Escritora integrante do Portal Ecos da Poesia Luso-Brasileiros, ocupando a cadeira de nº. 136. Escritora integrante do Portal Teia dos Amigos. Escritora integrante do Espaço Ecos, do Portal Vânia Diniz, onde possuía a Coluna Socorro Lima Dantas. Participou de várias antologias – Livros publicados no Brasil e exterior; III Antologia do Portal CEN – I e II Coletâneas “Teia dos Amigos”. Prefaciou, interpretou e admirou, em crítica literária, vários livros publicados no Brasil e exterior; e, Acadêmica Correspondente da AILCA - Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, de Ipu/CE.


2ª OCUPANTE: ARLINDA BARRIOS MATHIAS *15.05.1949, Formigueiro/RS.
 

CADEIRA Nº 23
PATRONO: APOLINÁRIO JOSÉ GOMES PORTO ALEGRE *29.08.1844, Rio Grande/RS +23.03.1904, Porto Alegre/RS.

 

1ª OCUPANTE: IARA ALMANSA CARVALHO nasceu em Cachoeira do Sul/RS, no dia 01 de novembro de 1944; e faleceu em 01 de janeiro de 2021, Criciúma/SC. Filha de Ivo Almansa e de Natalina Germi Almansa. Há quarenta anos reside em Criciúma/SC; Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pós-graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNIFACRI – União das Faculdades de Criciúma/SC e Mestre, em Educação, pelo IPLAC- Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho de Cuba, em professora aposentada. Lecionou Filosofia no Centro Acadêmico Franklin Delano Roosevelt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Instituto Dom Pedro II, de Porto Alegre/RS; Moral e Cívica no Colégio Secundário de Criciúma/SC; Psicologia Social e Moral e Cívica no Colégio General Oswaldo Pinto da Veiga, de Criciúma/SC; foi Diretora do Centro de Ocupação Profissional de Criciúma, entidade voltada para o recrutamento de mão de obra para as empresas, de 1987 a 1990. Conta com diversas premiações em concursos literários estaduais e nacionais, dentre eles: 1° lugar nas X e XI Semanas Literárias do Curso de Letras UNESC, de Criciúma/SC, com as crônicas “Um dia de uma dona de casa” e “Memórias da Infância”; assim como nos X e XI Concursos Literários Internos para Professores da UNESC, de Criciúma/SC, em 1994, nos gêneros: crônica - “A fofoqueira do encantado” e conto - “A virgem Iluminada”; e, em 1995, com a crônica “A loteria camuflada”. Publicou contos, crônicas e poesias na Revista da Academia Criciumense de Letras – ACLE, na qual ocupa a Cadeira n° 9, desde sua fundação, em 1997. Foi Presidente da Academia Criciumense de Letras - ACLE, cargo que ocupa desde dezembro de 2010; sócia fundadora e membro da diretoria do Instituto Histórico-Geográfico de Criciúma/SC, cuja fundação aconteceu em 12 de setembro de 2011. 

 

2º OCUPANTE: JEFFERSON LUIZ MOREIRA DIECKMANN *31.01.1958, São Lourenço do Sul/RS.


CADEIRA Nº. 24
PATRONESSE: DELFINA BENIGNA DA CUNHA *17.06.1791, São José do Norte/RS +13.04.1857, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO nasceu em 30 de novembro de 1941, em Bom Jardim/PE; e faleceu em 15 de dezembro de 2024, em Recife/PE. Licenciada em Geografia e Bacharel em Direito, ambas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Professora Aposentada da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, nomeada em 01/03/1978 e aposentada no cargo de Professora Adjunta, nível 03, em regime de dedicação exclusiva, a partir de 22/09/1992; Pós Graduada em “Desenvolvimento Urbano”, pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; “Ciências Sociais”, pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes do Departamento de Estudos Sociais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Preparação à Magistratura do Trabalho. Homenagem Natalina – ao Mestre Carrero – e Ceia de Natal - publicados in Antologia do Natal. Participou do Curso: Uma Introdução ao Pensamento Psicanalítico – Espaço Sigmund Freud – Sociedade Psicanalítica do Recife – 2011. Atuou nos Juizados Especiais Cíveis como Advogada; advogada credenciada na Justiça Federal – atuou na Assistência Judiciária – Seção de Pernambuco, de junho/2001 até junho de 2004; e, hoje, exerce atividade advocatícia na área de assessoria jurídica. Em agosto de 2012, foi laureada, em Itabira/ MG, como Destaque do Ano com o Troféu Carlos Drummond de Andrade; ministrou Palestra na Academia Pernambucana de Letras, no Seminário sobre o Escritor Raimundo Carrero, Recife/PE; organizou o Dossiê sobre o escritor Raimundo Carrero “Uma Busca do Humano Numa Escrita Amargurada”, elaborou o Artigo “Lutas Sociais Num Mundo Globalizado”, para a Revista CEMOP; preparou um texto sobre Bartleby, o escriturário de Hermann Melville, para ser publicação em conjunto com o Grupo de Estudos Literário “Dom Carrero: Resistência E Protesto”, o caso de Bartleby; lançou a 2ª edição do seu livro “Um Caminho Para Marx”.


2ª OCUPANTE: JAQUELINE MACHADO DA SILVA *12.021979, Cachoeira do Sul/RS.


CADEIRA Nº 26
PATRONESSE: LÉA PERES DAY *14.06.1936, Porto Alegre/RS +17.07.2012, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: MARIA ELENA VIZZOTTO nasceu em 11 de janeiro de 1963, em Tapera/RS. Professora, Poetisa, Radialista, Mestre de Cerimônias, Fundadora e Integrante da Academia Cruz-altense de Letras, Cadeira Nº 07; Miembro Fundador da AHBLA - Academia Hispano-Brasileña de Ciencias Letras y Artes; Acadêmica da ALIPE e da Academia de Letras e Artes de Goiás; Mediadora Arbitral na empresa Pós-Graduação em Mediação de Conflitos; Administradora da empresa ALIPE - Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores-Grupo Poético; Cursou Mediação de Conflitos na Instituição de Ensino TMA/Seccional Cruz Alta/RS; Congresso Internacional de Leitura - CONINLER na Instituição de Ensino Observatório do Livro e da Leitura; Gestão de Escolas na Instituição de Ensino Moonshot; Diálogo de Saberes na Instituição de Ensino Faculdade Famart e Capacitação e Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental. na Instituição de Ensino Ello Cursos Psicologia. Foi Líder de um Grupo de Jovens na Diocese de Cruz Alta/RS. Teve o seu poema "Anjo", publicado na coluna de Olyr Zavascki, no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS. Participou de Coletâneas da ALPAS XXI. Em 2013, foi homenageada na Coletânea "Transparências". Publicou "Os Anjos Também Amam". Por doze anos, Apresentou o Programa "Amor Maior".


2ª OCUPANTE: ROBERTA BECKMANN HOFFMANN nasceu em 01 de julho de 1989, em Porto Alegre/RS; e faleceu em 07 de junho de 2024, na Província de Avellino/IT. Filha de Margareth Beckmann Hoffmann e Juarez Saadi Hoffmann, Graduada em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS; Participou dos E-Books: "Palavras, A linguagem da Vida" e "Natal - Poetas Mirins", postado no site Teia dos Amigos. Em 2009, recebeu a Medalha "Antoine de Saint-Exupéry"/RS, e, o Troféu "Dom Quixote"/SP, pela participação no livro "Palavras, A linguagem da Vida". Começou a escrever, em 2007, na 1ª Série do Ensino Médio, por influência da Professora de Português. Sua primeira produção foi o Poema "Dentro do meu coração...". Tem várias fotos publicadas no Jornal "Zero Hora", de Porto Alegre/RS. Curtia fotografar e viajar. Era Membro Fundador da Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, Cadeira Nº 13, Patrono Eduardo Guimarães; Membro Efetivo da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul, Cadeira Nº 234, Patrono Leopoldo Alberto Baeckel, como Representante do Município de Estância Velha/RS; Membro Benemérito e Efetivo da Academia de Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS, Cadeira Nº 53, Patronesse Henriqueta Lisboa. Tanta na poesia quanto na prosa, expressa uma atitude reflexiva sobre temas de caráter social, revalorizando o dia a dia e o mundo interior do ser humano, demonstrando interesse pelas coisas simples da vida e revelando alteridade e solidariedade. Engajamento social, mistura de tendências estéticas e experimentalismo formal são alguns dos traços que marcam a sua produção. É a expressão da subjetividade, da harmonia e do amor universal. É coautora do Hino da Academia de Letras Machado de
Assis, em parceria com Nadine Tomasel Lorenzato; e tem várias fotos publicadas no Jornal "Zero Hora"de Porto Alegre/RS. Curtia viajar.


3ª OCUPANTE: IONE DA SILVA GRILLO *07.10.1957, Caxias do Sul/RS.


CADEIRA Nº 27
PATRONO: CAIO FERNANDO LOUREIRO DE ABREU *12.09.1948, Santiago/RS +25.02.1996, Porto Alegre/RS.


1ª OCUPANTE: MARDILÊ FRIEDRICH FABRE nasceu em 31 de dezembro de 1938, em Cachoeira do Sul/RS; faleceu em 29 de outubro de 2018, em São Leopoldo/RS. Bacharel e licenciada em Letras Neolatinas. Foi Professora em várias instituições de ensino estaduais e particulares. Recebeu vários méritos culturais, sendo o mais recente Destaque Rua Grande 2011, em Cultura (Literatura). Pertenceu à banca de correção de redações do vestibular da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS; Revisora de textos, organizadora de antologias e de coletâneas; Dedicou-se por muitos anos ao voluntariado. Foi Membro da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos – ALVALES; do Centro Literário de São Leopoldo/RS, do Grupo A.G.U.I.A e do Portal do Poeta Brasileiro; Consulesa da Associação Internacional dos Poetas del Mundo, em São Leopoldo/RS, e autora do Portal CEN (Cá Estamos Nós). Escreveu os livros Literatura Gaúcha em Síntese, Poesia em gotas: haicais, tancas, fibhaikus e poetrix, Rumos da Poética no Século XXI e À Moda Antiga: Poemas (os três últimos constituem uma trilogia com explicações teóricas sobre as composições poéticas que exercita) e o áudio-livro Segredos... (CD de poesias recitadas e ilustradas). Criou várias modalidades de Poemas Experimentais, que se encontram postados, na internet, em seus espaços literários. Amava ler; ir ao cinema, ao teatro, a museus, a espetáculos de dança (qualquer tipo), ouvir música e apreciar uma paisagem bonita no silêncio... A natureza a encanta... Tinha medo de andar de avião e de elevador... Era solidaria e fiel aos amigos e aos amores... Gostava de ser incentivada e de jogar conversa fora com os amigos, assim como de passear à beira mar, à tardinha.


2ª OCUPANTE: EUGÊNIA DIANA SILVA DE CAMARGO (DIANA CAMARGO) *24.05.1959, São Sepé/RS.


CADEIRA Nº 28
PATRONO: MARCELO GAMA *03.03.1878, Mostardas/RS +07.03.1915, Rio de Janeiro/RJ.


1º OCUPANTE: JOSÉ RODRIGUES DE ARRUDA nasceu em 15 de junho 1945, em Serrinha, no Rio Grande do Norte. Filho de Alice Rodrigues de Arruda e Manoel Rocha de Arruda. Casado com Iraci de Souza de Arruda. Graduado em Teologia. Escritor e servidor público aposentado. Integra várias Entidades Literárias, dentre elas: Academia Petropolina de Poesia Raul de Leoni; Academia Goianiense de Letras; Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Rio de Janeiro/RJ; Academia de Letras de São João del Rei, MG; Academia Paulistana de História, SP; Academia Pontagrossense de Letras e Artes, PR; Academia Campineira de Letras e Artes, SP; Academia Brasileira de Ciências Sociais e Políticas; Real Academia de Letras, Porto Alegre/RS.. Publicou: Cronologia Histórica da História do Brasil (1500-1983); Tiradentes: Razões da Inconfidência Mineira; A Família Pinheiro Teixeira: Estudos Genealógicos; O Areópago de Itambé e a Revolução de 1817; Famílias do Seridó: Estudos Genealógicos; Tiradentes: O Julgamento e a Sentença; Dicionário de Regionalismo da Bacia do Rio São Francisco; Sabedoria Popular; Dicionário Yorubá; Origens Genealógicas dos Morais Navarro no Rio Grande do Norte. Foi colaborador de Revistas e Jornais de seu estado natal. Tem participação em Coletâneas e Antologias Cooperativadas. Detentor de inúmeros prêmios no Brasil e no exterior.


2º OCUPANTE: ARMANDO STEGLICH SEVERO *23.05.1967, Taquara/RS.
 

CADEIRA Nº 29
PATRONO: CELSO PEDRO LUFT *28.05.1921, Montenegro/RS +04.12.1995, Porto Alegre/RS.


1º OCUPANTE: ALBERTO SLOMP nasceu em 29 de agosto de 1955, em São Paulo/SP. Cursou faculdades na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Tem curso de Parapsicologia e Religião ministrado pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), conforme certificado de abril de 2003. Recebeu certificado pela participação da IV Semana São Bento de Filosofia, realizado pela Faculdade de São Bento, em 02 de setembro de 2002. Embaixador da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; Acadêmico da Academia Nacional de Letras Portal do Poeta Brasileiro – ANLPPB, Patrono da Cadeira Nº 70; Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza - ALAF, da Academia de Letras de Goiás - ALG, Academia de Letras e Artes Buziana - ALAB, da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória/ES – ACLAV, membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG e da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores - AVSPE. Pertence à União Brasileira de Escritores - UBE, ao Movimento Poético em São Paulo, Fundação Cultural e Internacional Del’Secchi, Elos Clube de São Paulo Oeste Eça de Queiroz e Associação Internacional de Escritores e Artistas. Recebeu o Prêmio Destaque Poético 2013 com Certificado e Medalha da Academia de Letras e Artes de Fortaleza do Estado do Ceará, em agosto/2013. Coautor da coletânea UBE - União Brasileira de Escritores - Livro Joaquim Moncks e Amigos, organizado por Neida Rocha, eleito como o melhor livro de 2011, na categoria coletânea. O livro teve Diploma conferido pelos Guerrilheiros da Cultura - Academia e Artes de Porto Alegre, em 08 de fevereiro de 2012. Participou neste livro com o poema: “Ladeiras e largos”.


2ª OCUPANTE: CERES ELI VARGAS SCHEFFER *15.11.1949, Cachoeira do Sul/RS.


CADEIRA Nº 31
PATRONO: ÁLVARO MOREIRA DA SILVA *23.11.1888, Porto Alegre/RS +12.09.1964, Rio de Janeiro/RJ.


1ª OCUPANTE: YARA REGINA FRANCO nasceu em 23 de setembro de 1954, em Araraquara-SP, Brasil. Bacharel em Direito, Administração, Ciências Econômicas e Música; tem especializações em Direito Tributário e Direito Processual Tributário. Foi Agente Fiscal de Rendas aposentada, Ex-Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, Advogada, Escritora, Contista, Poetisa, Ilustradora; Condessa do Vale de Blekinge e Chanceler da Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente; Dama Grã-Cruz da Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz; Dama Comendadora e Embaixadora na Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos; Dama Comendadora Grão-Colar da Imperial Ordem do Sol de Oriente, Comendadora da Paz Nelson Mandela pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes e Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito, Doutora Honoris Causa em Artes pela Academia Fluminense de Ciências, Letras e Artes, Embaixadora da Divine Acadèmie Française des Arts Lettres et Culture, Paris/FR. Recebeu o título "Mérito Bandeirantes" 460 anos da Cidade de São Paulo, do Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura. Membro Fundador da Academia Fluminense de Ciências, Letras e Artes, Pertenceu às academias de letras: AFUCLA, ANLPPB, AACLIG, ALB-SUIÇA, ANBA, ALAF, ALAB, ART POP, ALG, ACLAV, Teófilo Otoni, Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires, FEBACLA e AVSPE. Pertenceu à União Brasileira de Escritores, Movimento Poetas Del Mundo, LITERARTE, ACIMA, ALPAS 21, ELOS EÇA DE QUEIROZ-SP e REBRA. Prêmio Internacional Top Qualidade Acadêmica, feito pelo jornal “O Romano” e CONINTER. Recebeu o “Prêmio Excelência Cultural-2013-ABD”, outorgado pela Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais; Prêmio Excelência Literária da REBRA - Rede Brasileira de Escritoras, em 2014, assim como o Troféu Cecília Meireles, em Itabira/MG. Tem mais de três dezenas de livros de antologias.


2ª OCUPANTE: CLEIA LEONI DRÖSE *09.11.1954, São Lourenço do Sul/RS.


CADEIRA Nº 36
PATRONO: APPARÍCIO SILVA RILLO *08.08.1931, Porto Alegre/RS +23.06.1995, São Borja/RS.


1º OCUPANTE: JOÃO RIÉL MANUEL NUNES VIEIRA DE OLIVEIRA BRITO nasceu em 10 de setembro de 1991, Arroio do Tigre/RS. Formado em Direito, pela Universidade de Passo Fundo/RS. Autor de várias obras. Obteve diversos prêmios, homenagens, títulos e distinções por suas produções. Possuí dezenas de artigos publicados, escrevendo para jornais e revistas sempre que possível. Membro efetivo e correspondente de dezena de Academias de Letras. Efetuou pesquisas sobre sua genealogia, pelo Brasil e exterior, passando por mais de dezesseis países e quase todos os estados brasileiros. Recebeu o título de Cidadão Destaque e Honorário pelo município de Tunas, Patrono da 1º Feira do Livro de Tunas e Autor Destaque pelo município de Soledade, recebeu o titulo de Cidadão Sobradinhense por força de Lei. Almeja e cursar uma Escola Superior, preparatória para carreira de Juiz de Direito ou Promotor de Justiça, com o escopo de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, pretendendo também o exercício do Magistério Superior. Lançou sua 1º Obra Jurídica já na 2º edição: A Responsabilidade Civil pelos Danos Praticados nas Redes Sociais, nas mais altas Cortes do Poder Judiciário: STJ e STF, em Brasília DF, onde também realizou um estágio. Sempre que possível divulga o nome de sua terra natal e região na imprensa falada e escrita em conjunto com suas atividades realizadas na iniciante carreira. Comenda Mérito Cultural Carlos Gomes da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, de onde é membro efetivo. Sócio da União Brasileira dos Escritores e membro da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU. Possuindo de uma biblioteca particular com mais de 3.000 livros.


2ª OCUPANTE: LUCÍ BARBIJAN *13.01.1947, Lages/SC.

@2020 ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES - Av. Bento Gonçalves, nº 1515, Apart. 810, Torre D, Bairro Partenon, Porto Alegre (RS), CEP: 90.650-002.

bottom of page